• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 respostas de perguntas intrigantes que todos já tiveram pelo menos uma vez na vida

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      12/09/18 às 17h23

A vida é cheia de mistérios e nós possuímos muitas dúvidas. Existem coisas que as crianças não conseguem entender e outras que os adultos não sabem de onde saíram. No entanto, há aquelas dúvidas que ambos possuem e que quase todas as pessoas já se perguntaram pelo menos uma vez na vida. Às vezes não temos tempo suficiente para buscar as respostas no Google ou simplesmente esquecemos de buscar a resposta. Você sabe de onde surgiu o mito das sereias? Já pensou sobre a possibilidade de respirar pelo nariz e boca ao mesmo tempo? Por que temos a respiração mais complicada pela manhã? Essas são as perguntas simples que sempre nos intrigaram.

Pensando sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas respostas de perguntas intrigantes que todos já tiveram pelo menos uma vez na vida. Se tiver alguma informação do tipo, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - De onde veio o mito das sereias?

O mito das sereias veio do tempo de Colombo. Foi criado para enganar as pessoas. Ele possivelmente inspirou as histórias das baleias belugas. Essa espécie é linda, elegante e extremamente inteligente e social. As baleias belugas muitas vezes "vestem-se" com algas marinhas e se parecem grandes humanos. Eles costumam viver no Oceano Ártico e podem ser vistas em águas irlandesas e escocesas. Os marinheiros da época criaram o mito que segue firme até os dias de hoje.

2 - Podemos respirar pelo nariz e boca ao mesmo tempo

Na teoria, é possível se você praticar muito. Esse tipo de respiração é bem comum entre músicos. No entanto, a reação natural do nosso corpo ao respirar pelo nariz é bloquear a respiração pela boca e vice-versa.

3 - Por que o nosso hálito é pior pela manhã?

A saliva é nossa proteção natural da boca. Ela é a responsável por matar as bactérias. Isso as libera e dissolve, neutralizando os compostos de enxofre que cheiram mal. Sempre que engolimos a saliva, milhões de bactérias entram em nosso corpo. Pela manhã, há um mal cheiro na boca porque durante a noite engolimos a saliva com menos frequência.

4 - O armazenamento de memória do nosso cérebro pode acabar?

Não! Isso porque o nosso cérebro não age como um pendrive. Todas as vezes que nos lembramos de algo, essa lembrança está sendo refeita em nossa mente. O nosso cérebro basicamente perde toda a memória e a restaura quando "precisamos" lembrar de algo que aconteceu.

5 - Por que algumas músicas ficam grudadas em nossas cabeças?

Isso acontece porque o nosso cérebro tem facilidade em memorizar um ritmo frequente, letras repetitivas e rimas curtas. Outro fator psicológico é: se você experimentou fortes emoções ao ouvir uma música, ela possivelmente ficará fixada em sua mente com mais facilidade.

6 - Por que os cachorros inclinam a cabeça quando falamos com eles?

Os cães conseguem detectar até mesmo os sons mais baixos, além da linguagem corporal e tom de voz. Sendo assim, quando falamos e eles inclinam a cabeça, é um sinal de que naquele momento não estão ouvindo tão bem. Eles fazem isso para ouvir melhor e, acredite, dessa forma eles conseguem prestar mais atenção na sua expressão facial.

7 - Por que não sentimos cócegas quando nós mesmo fazemos?

O cortex somatossensorial é o responsável pela detecção de informações táteis. Quando nós tentamos fazer cócegas em nós mesmo, também estimulamos o cerebelo e esse participa na previsão de qual sinal estará na superfície de nossa pele. Ele usa essa previsão para não reagir ao toque. Por isso não sentimos nossas próprias cócegas e sentimos em excesso as dos outros.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+