• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 santos para coisas modernas que você não sabia que existiam

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      26/03/18 às 09h43

Ao longo dos séculos de existência da Igreja Católica Romana, muitas pessoas se tornaram Santas. Esses santos são padroeiros e pessoas que inspiram outras com bons exemplos e espalham mesmo em morte a palavra de Deus.  Como em muitas culturas, por mais que santos não sejam divindades, eles se tornaram patronos de muitas coisas.

Por exemplo, nós temos São Lucas, que é  considerado o padroeiro dos pintores, médicos, curandeiros e outros profissionais da área de saúde. Sendo ele mesmo chamado em vida de médico das almas. Todavia, existe também santos que são padroeiros de coisas que você nunca imaginaria.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns Santos e Santas que provavelmente você não conhecia. Como podemos ver em várias religiões, tanto politeístas como monoteístas (como é o caso do catolicismo), esse santos, patronos ou "figuras de inspiração" representam algo mesmo após o fim de suas vidas. Conheça 7 santos para coisas modernas que você não sabia que existiam.

1 - Santo da Publicidade e Propaganda

Santo Bernadino de Sena era um padre franciscano que foi considerado um exímio pregador e orador. Ele chegou a sair em várias missões, onde conseguiu converter diversos pessoas ao catolicismo. Em uma missão em Milão, Bernadino teria pregado com tanta fé e força que as pessoas não deixaram ele ir embora até que ele prometesse que voltaria. Devido sua habilidade com as palavras, ele se tornou o padroeiro da publicidade e da propaganda.

2 - Santo da Cerveja

Santo Arnaldo nasceu em 580 d.C na Áustria. Naquela época a água na sua região não era tão potável, deixando muitas pessoas doentes e causando um número relevante de enfermidades. Em sua época ele foi um forte defensor da cerveja pelo fato da mesma saciar a sede e não ser contaminada como a água. Por conta disso, ele salvou a vida de muitas pessoas. Ele então se tornou o padroeiro dos cervejeiros.

3 - Santa dos casos impossíveis

Santa Rita de Cássia queria ser uma freira, mas foi forçada a se casar quando tinha 12 anos de idade. O seu marido era um homem cruel, desrespeitoso e que possuía uma lista grande de inimigos. Mesmo sofrendo muitos abusos e casos de infidelidade, ela ainda insistia em converter seu marido.

Eles tiveram dois filhos que juraram vingança quando seu marido foi traído e assassinado por seus aliados. Rita de Cássia então rezou para que seus filhos não concretizassem o plano para vingar o pai. Seus filhos então morreram de forma pacífica e não violenta. Dessa forma ela foi tida como a padroeira das causas impossíveis.

4 - Santo dos feios

Drogo de Saurborg era um homem que após se culpar pela morte de sua mãe devido seu nascimento, passou a peregrinar em auto-penitência. Durante a viagem ele sofreu diversas chagas e ao retornar a sua cidade, ele estava indescritivelmente deformado.

Por conta disso, ele foi preso em uma cela na igreja... Por que? Bem, as pessoas da cidadezinha queriam "proteger a população de sua feiura". Ele ficou preso nessa cela por 40 anos de sua vida, comendo, bebendo água e pregando. Por conta de sua fé e "feiura", ele se tornou o padroeiro das pessoas feias. Ele também é tido como padroeiro do café.

5 - Santa das mães solteiras

Santa Margarete de Cortona foi amante de um homem muito rico por 10 anos de sua vida. Todavia, o homem nunca quis se casar com ela, mesmo que eles tenham tido um filho. Ela só o deixou quando o mesmo foi assassinado. Nesse momento ela partiu para pedir refugio na casa de seus pais. Contudo, eles recusaram sua presença e ela foi buscar abrigo na Igreja de São Francisco em Cortona, onde adentrou a ordem. Dessa forma ela se tornou a Santa das mães solteiras.

6 - Santo dos artistas

No século 2 d.C, Genesius era um ator que estava fazendo uma peça para divertir o Imperador Romano Diocleciano. A peça se tratava de uma crítica e satirização do cristianismo da época. O que aconteceu foi que ele, no meio da peça, teve um momento de revelação e se converteu ao cristianismo. Se negando a continuar atuando naquele trama. O imperador se irritou, mas Genesius não mudou de ideia. Consequentemente, ele foi torturado e decapitado.

7 -  Santa dos Alcoólatras

Santa Mônica teve seu casamento arranjado com um pagão, ou seja, um não cristão. Durante vários anos de sua vida ela conviveu com as violências do marido e o problema do mesmo com alcoolismo. O que fez ela se tornar uma Santa foi o fato de, além dela conseguir fazer seu marido ficar sóbrio, ela ainda o converteu para o cristianismo. Ela também é tida como a padroeira das esposas que foram vítimas de abusos domésticos.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima pessoal!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+