Spoiler é uma gíria utilizada quando alguém revela informações sobre alguma parte de uma obra, como, por exemplo, um livro ou filme, sem que a outra pessoa tenha visto antes. A palavra é americana, ou seja, tem origem no verbo em inglês spoil, que significa estragar. Basicamente, dar spoilers sem aviso é considerado,digamos, uma falta de educação. Isso mesmo. Afinal, além de irritar algumas pessoas, é também motivo para banimento de usuários em sites ou grupos de debate sobre séries e filmes.

Agora, vale ressaltar que o spoiler não é necessariamente divulgar todas as informações de uma trama. O spoiler é qualquer informação relevante. Pode ser parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.

Atualmente, os principais alvos de spoiler são as grandes séries. Pensando nisso, resolvemos compilar aqui algumas estratégias que grandes franquias utilizaram para evitá-los. Confira.

1 - Star Wars: O Despertar da Força

O filme foi ilustrado por várias lutas, naves, tiroteios, perseguições, figuras exóticas e diversas surpresas, boas e más. O que se pretendia, foi feito. Ou seja, a indústria cinematográfica conseguiu produzir um filme moderno e atual, que tivesse o mais novo em efeitos especiais, mas sem trair nenhuma das raízes originais. E como o pessoal conseguiu evitar o tão temido spoiler nesse caso? Os scripts foram impressos em páginas com tons negros e avermelhados, assim, nenhuma fotocópia poderia ser feita.

2 - Game of Thrones

Publicidade
continue a leitura

Os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, eram fãs da saga de livro e passaram quatro anos desenvolvendo o projeto de uma adaptação para a televisão. Por isso, a equipe toda trabalhou arduamente para evitar que spoilers fossem feitos. O último episódio, por exemplo, foi o mais difícil de ‘esconder’. Para manter o final em segredo, cenas de mentiras foram gravadas.

3 - Além da Escuridão - Star Trek

Além da Escuridão - Star Trek tem todas as qualidades esperadas de um filme de ficção. Ou seja, fomos agraciados por excelentes cenas de ação, ótimos diálogos, alívios cômicos nas horas certas, um elenco inspirador e um vilão memorável. Para manter tudo isso em segredo antes da estreia, J. J. Abrams construiu um bloqueio usando trinta containers para manter os paparazzis afastados.

4 - El Camino

Publicidade
continue a leitura

Em um cenário marcado por retomadas de séries e filmes de sucesso do passado, o anúncio de El Camino: A Breaking Bad Movie veio como surpresa para os fãs da obra original. Para evitar que qualquer informação vazasse, a equipe de produção do filme saiu divulgando por aí que estavam gravando uma cena adicional para a série, que antecedeu o filme.

5 - Deadpool 2

As primeiras reações da crítica apontaram o filme como 'melhor que o primeiro'. A versão foi destinada para menores. O filme, nesse ínterim, foi editado com menos violência e palavrões, tornando, assim, adequado ao público mais jovem. Para manter em segredo todas as informações sobre o filme, o diretor manteve tudo no papel. Isso mesmo. Tudo. Segundo o diretor, só assim seria possível evitar spoilers.

Publicidade
continue a leitura

6 - Vingadores: Era de Ultron

O filme Vingadores: Era de Ultron, o segundo a reunir o grupo dos super-heróis da Marvel, foi um sucesso de público. O longa, lançado em 2015, arrecadou mais de 1,4 bilhão de dólares ao redor do planeta, sendo a sétima maior bilheteria global da história. E pra chegar até aí, foi difícil. O diretor, todos os dias, distribuía scripts novos. Assim, os atores só saberiam o que iria acontecer nos dias das filmagens. Loucura, né?

7 - Era uma Vez em... Hollywood

O nono longa-metragem de Tarantino foi considerado pela crítica melancólico, nostálgico e crepuscular. Para não revelar nada sobre o filme, Tarantino fez uma única cópia do script original. Brad Pitt e Leonardo DiCaprio tiveram que dividir-la. Ambos estudaram o script no carro de Tarantino. Segundo Pitt, a cópia, a cada encontro, ficava cada mais mais suja. Ao menos, spoilers não foram feitos.

Publicado em: 05/02/20 14h34