Curiosidades

7 sinais de que seu corpo precisa urgentemente de gorduras

0

Na busca por um corpo legal e um estilo de vida mais saudável, tendemos a ignorar ou evitar ao máximo gorduras e alimentos que consideramos gordurosos, mas esquecemos que têm gorduras boas para nosso corpo.

Nem toda gordura nos será prejudicial e às vezes nosso corpo nos mostra que estamos na verdade precisando dessas gorduras para funcionar melhor. Alguns sinais são problemas de pele, suor e irritabilidade. Além do que, se você mantém uma dieta sem gorduras por muito tempo, alguns problemas de saúde como transtornos no fígado, vesícula e no coração podem aparecer. Falamos aqui sobre alguns desses sinais que você deve ficar de olho e que são a maneira de seu corpo te falar que está precisando de mais gorduras na dieta.

1 – Pele seca

Alguns dos sinais de que seu corpo precisa de gordura é irritação na pele, caspa e perda de cabelo. Essas coisas não são chamadas de elementos da beleza à toa. Todas essas células são protegidas por membranas que têm em sua composição ômega-3 e 6 e que dão elasticidade para a pele e retêm umidade. E se a quantidade de gordura no corpo está baixa, as propriedades protetoras da pele ficam bastante reduzidas e deixam a pessoa mais velha mais rápido. O aconselhável é comer peixe, brócolis, óleos vegetais e nozes.

2 – Frio

Se você é dessas pessoas que sempre acha que um ambiente está frio, mesmo ele estando com temperatura ambiente ou até mesmo quente, você pode também precisar de gorduras. Essa necessidade acontece porque seu corpo está fazendo uma troca de calor incorreta justamente pela falta de gordura, já que existe uma conexão entre o nível de gordura e a capacidade do corpo de reter calor. Alimentos que podem reverter essa situação são abacates, abóboras assadas, azeite e nozes.

3 – Cansaço

Estar cansado o tempo todo é outro sinal que seu corpo te dá para a falta de gorduras. Quando se tem gorduras saudáveis no organismo, elas fazem com que a absorção de carboidratos seja mais lenta e que o nível de açúcar no sangue não dê saltos grandes e isso faz com que o corpo sempre tenha energia e funcione normalmente. Quando não se tem gorduras suficientes na dieta, o carboidrato é consumido rapidamente e logo vem a falta de força e o sono. Para que isso seja amenizado é preciso comer nozes, queijos e ovos.

4 – Humor

De uma hora para a outra, seu humor muda completamente? Talvez não seja bipolaridade, mas sim a falta de gorduras. Os medicamentos para o sistema nervoso são os ácidos graxos e o ômega-3. Eles ajudam a combater o estresse aumentando o nível de serotonina, um hormônio que dá a sensação de prazer e felicidade. Inclua na sua dieta nozes, peixes oleosos e sementes de linhaça.

5 – Peso

Emagrecer comendo gorduras parece impossível, não é mesmo!? Mas, segundo os nutricionistas, a perda de peso é melhor quando o que se reduz na dieta são os carboidratos simples e se adicionam as gorduras saudáveis. Essa mudança na dieta é boa para aquelas pessoas que estão vendo que, mesmo com exercícios e dieta, o peso permanece o mesmo.

6 – Fome

A fome constante é um sinal que seu corpo te dá que você já está com falta de gorduras há muito tempo. As gorduras boas dão um efeito diferente, elas te farão sentir saciado. A sensação de fome vai passar quando você comer peixe vermelho, tofu, queijo de cabra e nozes.

7 – Concentração

Quando a quantidade de gordura é pouca, a pessoa tem uma maior dificuldade para se lembrar das coisas e se concentrar em algo. Se os ácidos insaturados estiverem em uma quantidade suficiente, o sistema nervoso se ajustará e as terminações nervosas vão transmitir sinais mais rapidamente. Para que isso comece a acontecer, é recomendável comer salmão, atum, sementes de linho, feijão e frutos do mar.

Esse simples teste vai mostrar o quão lógica é sua mente

Matéria anterior

7 animais mais perturbadores das profundezas do nosso planeta

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.