Curiosidades

7 toxinas que você esfrega no seu corpo constantemente

0

As toxinas são resultado da atividade metabólica de alguns organismos vivos, inclusive bactérias, mas em geral todos os organismos podem produzi-las. Algumas toxinas podem ser extremamente prejudiciais ao ser humano, podendo inclusive causar doenças graves. Mesmo assim, diariamente nós entramos em contato com várias delas.

O pior é que isso acontece frequentemente. Até porque muitos de nós não imaginam que tantos dos nossos produtos são carregados com toxinas, que a longo prazo podem e vão prejudicar nossa saúde.

Confira agora 7 toxinas que você esfrega na pele diariamente e nem imaginava.

1 – Petrolato

O petrolato, também conhecido como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida, é largamente encontrado em produtos de beleza. Protetores solares, cremes e produtos capilares, e no geral são ricos na substância. O uso excessivo da substância causa o entupimento dos poros e isso resulta em inflamações e aumenta o risco de infecções.

2 – Benzoato de sódio

O benzoato atua como conservante e é frequentemente encontrado em cremes para a pele. Como é utilizado em produtos para a pele, é normal e até frequente que também seja combinado com vitamina C. O problema é que essa combinação se transforma em benzeno, que é uma substância cancerígena. A mesma costuma ser encontrada na fumaça do cigarro e a longo prazo pode provocar câncer.

3 – Chumbo

O chumbo é um metal pesado, muito utilizado em batons para dar durabilidade a cor. No entanto, o uso excessivo da substância pode causar problemas graves desde dores de cabeça até infertilidade.

4 – Propilenoglicol

Este é um produto transparente e sem odor, mas isso não o torna em nada inofensivo. Ele é utilizado em vários produtos de beleza e também em peças decorativas. No entanto, quando utilizado em grandes quantidades, pode causar reações alérgicas e urticária.

5 – Di-hidroxiacetona

Di-hidroxiacetona é utilizado em substâncias bronzeadoras e pode ser muito arriscado para mulheres. Principalmente, as grávidas e lactantes, pois pode causar reações alérgicas. Além disso, o produto pode agravar a asma.

6 – Lanolina

A lanolina é extraída da lã das ovelhas, sendo uma gordura usada em hidrantes no geral. A substância é utilizada para manter o equilíbrio hídrico da pele e dos cabelos. Na pele, isso pode causar a obstrução dos poros, o que causa irritações e propicia o aparecimento de espinhas.

7 – Lauril sulfato de sódio

Essa toxina é utilizada em agentes limpantes e seu uso excessivo pode causar problemas na pele. A toxina também pode ressecar a pele e causar o envelhecimento prematuro. E como se não bastasse, a substância também diminui a capacidade protetiva da pele e isso deixa a pele ainda mais vulnerável à substâncias externas.

E aí, você também passa algumas dessas toxinas na pele com frequência? Nos conte nos comentários e aproveite para compartilhar com aquele amigo que usa e abusa de cosméticos do tipo. Isso pode evitar problemas futuros.

7 pessoas que são parentes da Família Real Britânica e você não sabia

Matéria anterior

7 novas invenções científicas que resolvem grandes problemas da humanidade

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.