Curiosidades

Dietas detox podem não ser tudo isso que prometem ser

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente. E nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, parece não existir mais lugar para aquelas dietas loucas.

Contudo, só parece. Pois infelizmente não é assim. Não há quem não queira um ganho muito grande com um esforço mínimo. E mesmo algumas dietas que parecem não fazer mau nenhum podem, na realidade, não serem tão boas para a saúde.

Como por exemplo, uma dieta de desintoxicação. A ideia dessa dieta é purificar o corpo das toxinas provindas de uma alimentação pouco saudável. Mas qual é a ciência por trás dessa desintoxicação? E ela realmente faz com que as pessoas fiquem mais saudáveis?

Se perguntou a cinco especialistas em nutrição se as dietas detox oferecem algum benefício para a saúde.

Dieta detox

Detox1, Fatos Desconhecidos

Na realidade não existe uma “dieta de desintoxicação”, mas sim, uma grande variedade de regimes que dizem desintoxicar o corpo. De acordo com Veronique Chachay, especialista em dietética da Universidade de Queensland, essas dietas de desintoxicação “cobrem tudo, desde enemas e irrigação do cólon, desintoxicação de suco de limão ou jejum de água até a exclusão de certos grupos de alimentos, purgação com ervas, suplementação de nutrientes em grandes doses, e suor, entre outras coisas”.

No entanto, todas elas tem uma coisa em comum. Elas afirmam que eliminam as toxinas do corpo. E como explica Chachay, essas toxinas podem vir de fontes diferentes. Dentre elas estão moléculas resultantes de panificação, fritura e grelhados no carvão, álcool e aditivos de alimentos processados.

“Supõe-se que o acúmulo de ‘toxinas’ seja o principal culpado pelo ganho de peso, prisão de ventre, inchaço, flatulência, má digestão, azia, diarreia, falta de energia e fadiga. ‘Desintoxicação’ é uma maneira de o corpo eliminá-los toxinas e, como resultado, uma pessoa se sentirá mais saudável e perderá peso”, disse Tim Crowe, especialista em nutrição da Thinking Nutrition.

Embasamento

Detox2, Fatos Desconhecidos

E todos os especialistas concordam que não existe uma ciência por trás dessas afirmações. “Em termos gerais, a ideia de que uma intervenção pode ‘desintoxicar’ alguém, ou mesmo que existem coisas em seu corpo que você pode e deve ‘desintoxicar’ não é bem evidenciada. A maioria dessas dietas faz referência a ‘toxinas’ vagas que, mesmo se fossem prejudiciais, não seriam removidas pela metodologia escolhida na dieta”, explicou Gideon Meyerowitz-Katz, um especialista em diabetes e saúde pública da Universidade de Wollongong.

“As substâncias são tóxicas apenas com base nas quantidades em que as ingerimos. A situação em que a ‘desintoxicação’ é necessária é quando alguém está sendo tratado em um hospital para um nível perigoso de uma substância com risco de vida”, ressaltou Nicholas Fuller, um especialista em obesidade e nutrição da Universidade de Sydney.

“O corpo humano é um aparelho abrangente, que se auto-repara e se desintoxica. Ele realizará suas tarefas de desintoxicação independentemente de você estar realizando uma cura de desintoxicação rígida ou uma maratona de degustação de comida gourmet e vinhos. Mas fornecer os ingredientes certos para uma função ideal diariamente, em vez de optar por uma desintoxicação de solução rápida, é a chave”, pontuou Chachay.

“A moda da desintoxicação pode encorajar a ideia de que uma pessoa pode levar um estilo de vida pouco saudável na maior parte do ano e depois desfazer os danos em poucos dias com uma desintoxicação rápida. Uma teoria que simplesmente não funciona”, concluiu Crowe.

Fonte: https://www.sciencealert.com/detox-diets-that-rid-your-body-of-toxins-are-not-all-they-re-cracked-up-to-be

Estudo aponta que uma em cada três pessoas pode ser afetada pela ”misocinesia”

Matéria anterior

7 alimentos para ganhar músculos e perder gordura corporal

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos