A teoria dos traços de personalidade é uma das principais abordagens para se estudar a psicologia da personalidade humana. Os teóricos desse estudo se interessam na mensuração dos traços que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e sentimento.
A nossa personalidade nos define, e nem só de coisas boas ela é feita. Quem não conhece aquela pessoa com uma personalidade difícil que às vezes, ou quase sempre, é deixada de fora da lista de convidados de uma festa por ser uma pessoa impossível de lidar?! É sempre importante olhar para nós mesmos e ver o que podemos mudar. Mas será que realmente mudamos? Esses são alguns dos traços de personalidade mais difíceis de serem alterados.
1 – Mentir
Contar uma mentirinha ou outra, todos nós fazemos. Existem maneiras para se detectar uma mentira, mas há aquelas que contamos por medo de ferir o sentimento de alguém, a famosa ‘mentira branca’. Até aí tudo bem, mas quando contar mentiras vira algo que prejudica o seu dia a dia, suas relações e sua credibilidade já é um traço que precisa ser revisto.
E uma pesquisa da Universidade de Harvard e de Utah viu que o momento que estamos mais propensos a contar mentiras é na parte da tarde e menos na parte da manhã. Ser um pouquinho Pinóquio pode ser difícil de mudar, mas é preciso caso isso prejudique.
2 – Vitimizar-se
Todos nós, ou a maioria, quando estamos diante de um problema nos fazemos de vítima. E sempre se vitimizar é um traço que precisa ser repensado.
É difícil querer sair da situação de vítima onde todos estão te ajudando, mas é preciso. Pode ser um clichê, mas é a mais pura verdade: existem pessoas lutando para se curar de uma doença, querendo saber de onde virá o próximo prato de comida, então seu vitimismo pode não ser tão necessário assim.
3 – Timidez
Ser tímido pode ser limitador. Pessoas mais introvertidas tendem a ficar sozinhas e não quererem socializar muito. Existem aqueles que eram tímidos em uma parte da vida e depois conseguiram vencê-la, mas isso é raro.
A timidez é um dos traços mais difíceis de se mudar porque o cérebro nos diz constantemente que é mais seguro se manter quieto e longe da multidão. Então se você conseguiu vencer sua timidez se considere um campeão. Se você é tímido faça pequenos esforços diários para tentar reverter um pouco a situação.
4 – Rancor
Se você é daqueles que lembra que uma pessoa te renegou um pastel quando você tinha cinco anos e até hoje não conseguiu perdoá-la, você precisa seriamente rever seu posicionamento. Pessoas rancorosas tendem a ter mais problemas de saúde porque quando pensamos de forma negativa sobre alguém que nos fez mal, isso desencadeia sentimentos ruins e um maior nível de estresse.
Um estudo feito em 2000 mostrou que aquelas pessoas que perdoam tendem a ter menos problemas de saúde do que aqueles que guardam rancor. É um traço de personalidade difícil de mudar, mas pode-se trabalhar isso para tentar minimizá-lo.
5 – Agressividade
Pessoas agressivas geralmente têm reações exageradas com situações que, geralmente, não precisariam de tanto para ser resolvida. Essas pessoas podem ser mal humoradas e reagirem de forma negativa quando são insultadas. Esse traço de personalidade é difícil de ser mudado, mas quem convive com eles têm que tentar acalmar a fera e tentar aos poucos ir mudando o jeito dessa pessoa de lidar com as coisas.
6 – Pessimismo
Ter a certeza de que tudo dará errado provavelmente atrairá coisas negativas. As pessoas que sempre tendem a enxergar o pior das situações têm um traço muito difícil de ser mudado. Não importa o que elas forem fazer, o erro e, a certeza do fracasso já estão lá. Isso pode acabar deixando as pessoas ao redor do pessimista também com pensamentos negativos o que, claramente, é ruim para todos os envolvidos.
7 – Perfeccionista
A pessoa com esse traço pode ser tão negativa quando aquelas pessimistas. Elas estão sempre na busca pela excelência, são muito exigentes e focam muito em seus erros o que pode as impedir de realizar qualquer trabalho. O perfeccionismo pode até chegar a ser uma doença em alguns casos.
Perfeccionistas têm que tentar mudar um pouco sua personalidade e tentar deixar as coisas acontecerem naturalmente e ver a qualidade dos seus trabalhos para que não foquem somente em seus erros.