7 vezes que países acidentalmente invadiram seus vizinhos

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      14/06/18 às 13h21

Poucas coisas valem mais o que um bom pedaço de terra. Por esse motivo, diversas pessoas buscam crescer e conquistar o seu próprio espaço, comprando uma casa própria e até mais do que isso. Não é diferente para o governo. Essa entidade preza pelo espaço territorial sob o seu comando. Percebemos isso com as fronteiras extremamente protegidas.

É quase impossível entrar em alguns países sem a devida autorização. Agora, já imaginou você sendo traído por algum dispositivo? Melhor dizendo, já se imaginou dirigindo o seu carro e de repente cruzar a fronteira de um país, atravessando para o vizinho sem a menor intenção?

Acredite ou não, isso já aconteceu algumas vezes. Pessoas já conseguiram invadir o território vizinho sem querer e até sem perceber que estavam fazendo isso. Pensando sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria para vocês. Buscamos e listamos algumas vezes que países acidentalmente invadiram seus vizinhos. Confira.

1 - Erro do Google Maps

Em 2010 aconteceu um dos maiores erros. Em novembro deste ano, o comandante militar da Nicarágua, Eden Pastora, estava conduzindo os seus homens em patrulha próximos a fronteira costa-riquenha quando viu algo que lhe deixou surpreso. Havia uma bandeira da Costa Rica no território deles. Ele checou duas vezes no Google Maps. Ele mandou seus homens derrubarem a bandeira. Posteriormente descobriu que a bandeira estava do lado da Costa Rica e eles invadiram o seu território. O Google Maps calculou a posição errada quase 3 quilômetros. Foi preciso um pedido de desculpas por parte da Nicarágua e intervenção da ONU para impedir isso de virar uma guerra.

2 - Polícia da Irlanda do Norte

Se você entende um pouco da geografia europeia, sabe que a Irlanda do Norte e a República da Irlanda são países diferentes. Uma faz parte do Reino Unido e a outra é um país independente. A fronteira entre os dois países é basicamente inexistente. Um caso de 2010 chamou a atenção do mundo. Oficiais do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte acidentalmente dirigiram para a República. Eles, sem noção de onde estavam, montaram uma barreira para prender carros da Irlanda do Norte. Alguém denunciou isso e eles logo desmontaram tudo e saíram. Isso causou um grande incidente diplomático entre Dublin e Belfast.

3 - Tropas Venezuelanas e as Bananas

A Colômbia e Venezuela não são 'amigas'. Isso tudo envolve a política do governo de ambos os países. Qualquer disputa entre os dois países pode resultar em um grande confronto. Houve uma disputa quando soldados venezuelanos marcharam através da fronteira, montaram um acampamento no país rival e destruíram uma plantação de bananas. Parte da fronteira é marcada por características naturais e o mau tempo foi culpado por isso. Em 2017, as fortes chuvas levaram um dos rios que compõem a fronteira a mudar o seu curso. Isso fez com que a plantação parecesse estar na Venezuela. Apesar da mudança do tempo e dos marcos naturais, a fronteira não muda de lugar. O incidente desencadeou uma guerra verbal entre Bogotá e Caracas. Por sorte, foi a única guerra.

4 - Fuzileiros Navais Britânicos

Na costa sul da Espanha, há o Gibraltar, um enorme pedaço de rocha que pertence à Grã Bretanha há 300 anos. O exército do Reino Unido a usa ocasionalmente, mas com cuidado para não provocar a Espanha. No entanto, em 2002, fuzileiros britânicos invadiram uma praia em Gibraltar agitando e disparando suas metralhadoras. Quando viram os pescadores paralisados de medo, perceberam que haviam invadido a Espanha. O país mandou apenas um par de policiais para pedir discretamente que os marinheiros assustados saíssem do local. Essa "invasão" dificultou as negociações entre a Espanha e Grã-Bretanha sobre o futuro de Gibraltar.

5 - Exército Chinês

Butão é um país do Himalaia e tem o azar de estar entre a China e a Índia, dois grandes países. Ambos os países alimentam uma briga séria a respeito das fronteiras. Em 2017, eles se envolveram e mais uma disputa. Parte do exército chinês entrou acidentalmente no Butão e começou a construir uma estrada. Ao invés de deixar isso com o Butão, a Índia foi detê-los. O resultado foi um grande confronto em território butanês. A última vez que eles entraram em um confronto por fronteiras resultou na Guerra- Sino-Indiana, em 1962, que deixou cerca de 2 mil pessoas mortas. Por sorte, tudo acabou bem em 2017.

6 - Erros calculistas da Austrália

Se as fronteiras terrestres já acabam com invasões, as marítimas são ainda piores. No enorme vazio azul do oceano, pode ser fácil cruzar a divisão com outro país vez ou outra. No entanto, fazer isso muitas vezes pode trazer grandes complicações, principalmente se seus vizinhos forem conhecidos pelo consumo em excesso de álcool. Em 2014, uma investigação da Marinha australiana descobriu que seus navios calcularam mal as fronteiras marinhas locais. Isso resultou em seis invasões de águas a Indonésia. Não podemos provar que os marinheiros estavam desatentos. Essas invasões causaram grandes dores de cabeças para o governo.

7 - México x Estados Unidos

A fronteira entre os países é extremamente vigiada por soldados dos dois lados. Isso porque os países se invadem o tempo todo. Um estudo mostrou que isso acontece quando os agentes estadunidenses correm para o México perseguindo criminosos. Embora seja improvável que isso gere uma guerra, houveram alguns confrontos entre os agentes de ambos os lados.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu comentário é extremamente importante para o nosso crescimento.

Via   Top Tenz  
Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano, Geminiano e Infinito. Uma pessoa extremamente apaixonada pelo universo musical e amante do e-sport. Fiel a memória de RBD e Glee, além de alimentar diariamente a paixão por Katy Perry, Florence and The Machine e 30 Seconds to Mars.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+