Alguns aprendem sozinhos em casa, só pelo hobby, outros investem em aulas e se tornam verdadeiros prodígios da música. Seja para tocar nas rodinhas de violão ou para chegar nos grandes palcos pelo país e pelo mundo, algumas situações são típicas para quem sabe tocar instrumentos musicais.

Entre o processo de aprendizado, as apresentações e o envolvimento cada vez mais forte com o hábito, muitas situações serão vividas com frequência. E não estamos falando só do famoso violão, mas as experiências podem ser compartilhadas por gente que toca praticamente qualquer instrumento.

Então vamos direto para a lista de coisas que só quem toca algum instrumento musical vai entender.

1 - Antes de aprender uma música você vai enjoar dela

Você ouve uma música pela primeira vez, fica fascinado e decide tentar a tocá-la. Até você ficar craque e aprender tudo corretamente, vai precisar ouvir e praticar a mesma música tantas vezes, que quando conseguir dominá-la, já não vai mais estar aguentando ouvi-la.

2 - E sofrer com dores

Publicidade
continue a leitura

Para cada tipo de instrumento, as dores serão diferentes, mas certamente elas virão. Dedos machucados, punhos doloridos, dores de cabeça, dor nas costas, etc. Não importa o que você está treinando, seu corpo com certeza vai sofrer um pouco com isso, principalmente nos momentos de aprendizado.

3 - Quando você mais quiser tocar, vai ter algum problema

O imprevisto na hora de tocar um instrumento sempre faz questão de aparecer nas piores horas. Quando está tudo pronto para você mergulhar do mundo da música, as cordas arrebentam, o instrumento desafina, você fica sem baqueta, a energia acaba, o horário não permite barulho. Até para tocar você precisa organizar uma agenda e um kit de emergência.

4 - Em algum momento, você vai tentar entrar numa banda

Isso é natural para todo mundo que se empolga com a música. Depois de achar que está bom num instrumento, vai procurar gente pra tocar com você e fazer apresentações em grupo, afinal, se você aprendeu a tocar, é para mostrar para todo mundo a sua arte.

5 - E vai descobrir como é difícil ficar nela

Publicidade
continue a leitura

Depois de conseguir montar a primeira banda – e a segunda, a terceira, etc... – vai perceber que é impossível entender como as grandes bandas chegaram lá. Toda hora tem um problema para marcar ensaios, decidir o nome, organizar shows, compor músicas, etc.

6 - Todo mundo te pede para tocar músicas (que você não sabe)

Se você está com o seu instrumento e tem pessoas ao redor, existe uma grande chance de que elas comecem a pedir para você tocar algo. O problema é que por uma impressionante coincidência do destino, as pessoas que fazem isso só querem músicas que você não sabe ou nem mesmo ouviu falar na sua vida. No fim, parece que ninguém acredita que você realmente sabe tocar.

7 - Você sabe quando as pessoas estão fingindo saber tocar

Publicidade
continue a leitura

Ah, como isso é normal. Talvez você até tenha sido um desses que ama brincar com instrumentos imaginários quando ouve uma música. Mas quando você conhece como é tocar de verdade e já está familiarizado com a técnica, é muito fácil perceber quem não sabe nada e só está numa viagem de imaginação ao som da música. Não tem nada de errado nisso, mas dependendo da situação as imitações podem ir de muito divertida a irritante.

8 - Todo seu dinheiro será gasto com instrumentos

Depois que você começa a investir nos instrumentos, a paixão pode passar a consumir toda a sua modesta fortuna. Comprar novos acessórios, buscar instrumentos melhores, fazer a manutenção ou até mesmo começar a investir em novos instrumentos para começar a aprender.

9 - E um arranhão nele pode representar sua ruína

Com tanto amor e carinho pelo seu instrumento, qualquer problema que ele venha a ter pode representar uma grande dor no seu coração. Ver aquele arranhão no seu violão favorito, uma nova marca no seu piano ou um defeito em sua bateria. Não importa o instrumento, o seu amor é sempre grande demais para suportar esse tipo de tragédia.

E aí, qual dos itens mais te tocou? O que mais é comum na vida de quem toca instrumentos? Conte para a gente!

Publicado em: 13/02/17 16h45