História

9 experiências de quase-morte no espaço

0

Durante anos astronautas e cientistas já enviaram diversas sondas para a Lua e alguns outros planetas com o objetivo de explorar todo o universo e assim responder algumas perguntas e descobrir coisas inusitadas. Essas missões resultaram na descoberta de astros que até então eram desconhecidos, como o Kepler-36b e GJ 667Cc. Além disso, concluíram que Plutão não é mais um planeta.

A previsão é de que nos próximos cinco anos todos os astros do Sistema Solar vão ter recebidos sondas. No entanto, essa novidade fez com que a redação da Fatos Desconhecidos separasse 9 experiências de quase-morte no espaço, que envolvem tripulações como das Apollo 12 e Apollo-Soyuz. Confira abaixo.

1 – Apollo 12

Apollo 12 foi a segunda missão que carrega o seu nome a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto pré-determinado do satélite, a fim de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada dois anos antes.

Apollo 12 foi lançada em novembro de 1969 e os astronautas Dick Gordon, Pete Conrad e Alan Bean foram os responsáveis. Porém, a missão quase se tornou uma tragédia após a tripulação alcançar 2 mil metros de altura, 36 segundos depois de ser iniciada, quando um raio os atingiu.

As coisas ficaram ainda piores 16 segundos depois, quando outro raio atingiu a tripulação. Os astronautas perderam o controle da nave, mas foram salvos após um engenheiro os orientarem.

2 – Soyuz T-10-1

Soyuz T-10-1 ficou conhecida como a missão do programa Soyus que nunca foi ao espaço. Isso porque um minuto antes do lançamento, o veículo foi destruído ainda na plataforma de lançamento, por causa de um incêndio. Por sorte, o foguete de escape da nave foi ejetado do foguete principal dois segundos antes de explosão do veículo, salvando a vida dos tripulantes.

3 – Voskhod 2

Essa foi a segunda nave espacial soviética enviada ao espaço pelo programa que leva o nome da missão. O lançamento ocorreu em março de 1965 e se tornou histórica após ter sido a primeira a registrar uma caminhada espacial.

Alesksei Leonov foi o cosmonauta responsável pela missão, e tudo ia perfeitamente bem, até que o traje de Leonov se encheu de ar e ele não conseguiu andar. O cosmonauta tinha apenas 40 minutos de oxigênio, então conseguiu pensar em uma ideia rápida antes de se sufocar.

Após conseguir se livrar da morte, Leonov precisou encarar outros sustos: o início de um incêndio na nave e a quebra do piloto automático. No entanto, o cosmonauta conseguiu sobreviver pousando no deserto siberiano e terminou a missão comemorando.

4 – Soyuz 5

Soyuz 5 foi a quarta missão tripulada do programa Soyuz, sendo lançada em janeiro de 1969, onde os cosmonautas Boris Volynov, Alesksei Yesliseyev e Yevgeny Khrunov foram responsáveis pela tripulação. A missão foi feita em conjunto com Soyus 4, porém, a separação das naves fez com que as cabines ficassem cheias de fumaça.

As naves precisaram fazer um pouso super delicado e sem amortecedor. Volynov acabou quebrando vários dentes na tentativa de sobreviver e enfrentou uma temperatura de -40ºC até chegar na Rússia, onde foi resgatado.

5 – Liberty Bell 7

Também conhecida como Mercury-Redstone 4, foi a segunda missão espacial tripulada do Programa Espacial dos Estados Unidos, que ocorreu em 1961, utilizando o foguete Mercury Redstone. Virgil Grisson foi o astronauta responsável para estudar o espaço. Porém, essa experiência quase provocou a morte de Grisson. Isso porque uma válvula, que só devia ser apertada em caso de emergência, foi acionada acidentalmente e o astronauta quase morreu afogado em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Em 1999 a nave foi recuperada.

6 – Apollo-Soyuz

Lançada em julho de 1975, Apollo-Soyuz foi uma missão conjunta do Projeto Apollo e do programa espacial soviético. Apesar de quase provocar a morte dos três astronautas americanos: Thomas Stafford, Vance Brand e Donald Slayton, a missão foi bem sucedida.

O acidente aconteceu durante a reentrada na atmosfera terrestre quando o mecanismo de pouso falhou e a equipe precisou mudar o controle para manual. No entanto, o sistema foi restaurado e gases tóxicos acabaram entrando na embarcação, e isso fez com que os astronautas ficassem inconsciente.

Toda tripulação precisou ser internada por duas semanas após o pouso, mas sobreviveram sem apresentar nenhum problema de saúde.

7 – Gemini VIII

Gemini VIII foi a sexta missão tripulada do Projeto Gemini, realizado em março de 1966. David Scott e Neil Armstrong foram os astronautas responsáveis pela Gemini 8. A  missão ia bem, até que a nave começou a girar e rolar. Eles ativaram um sistema de controle de reação usado na órbita terrestre que suavizaram a queda dos astronautas. A missão precisou ser abortada e a caminhada espacial prevista não chegou a ser realizada.

8 – Mir

Entre 1986 e 2001 Mir operou na órbita baixa da Terra. A estação espacial, de propriedade da União Soviética e depois da Rússia, foi o maior satélite em órbita. Porém, dois acidentes em 1997 marcaram a estação.

O primeiro ocorreu em fevereiro, quando a equipe teve que enfrentar um princípio de incêndio, porém, todos a bordo conseguiram sobreviver.

O segundo aconteceu em junho e se tornou a pior colisão espacial já ocorrida. Tudo ocorreu após um navio de carga colidir com a estação e provocar um vazamento perigoso no ar. No entanto, toda a equipe sobreviveu.

9 – STS-98

STS-98 foi uma missão da Nasa realizada pelo ônibus espacial Atlantis em fevereiro de 2001. A equipe contava com cinco pessoas: Ken Cockrell, Mark Polansky, Robert Curbeam, Thomas Jones e Marsha Ivins e foi durante a primeira de três caminhadas espaciais que por pouco não terminou em desastre.

Jones e Curbeam estavam conectados aos cabos durante a caminhada, que durou mais de 7 horas, quando uma pequena quantidade de cristais de amônia, produto químico e tóxico, vazou. A equipe conseguiu conter o vazamento imediatamente, porém, Curbeam  acabou sendo atingido, e, por precaução, foi exposto ao sol por mais de 34 minutos para liberar a substância.

O que faria nessas situações? Deixe o seu comentário sobre o assunto.

11 ilustrações que revelam como é a vida de uma pessoa introvertida

Matéria anterior

7 batalhas animais mais estranhas já registradas

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.