9 hábitos comuns do seu cachorro que você precisa entender

POR PH Mota    EM Mundo Animal      17/02/17 às 16h04

Nós sabemos que vocês, leitores da Fatos Desconhecidos, amam cachorros - assim como uma porção de outros animais, mas vamos focar nos cães por um momento. Não é à toa que já mostramos aqui seleções de 7 imagens que provam que o cachorro é o melhor amigo do homem ou 10 imagens que só quem é dono de cachorro vai entender, por exemplo.

Ainda que a gente seja apaixonado pelos animais, nem sempre tem facilidade para se comunicar com eles e entender a estranha linguagem dos cães. Em alguns momentos, a habilidade do Dr. Dolittle de falar com os animais poderia salvar uma situação que parece completamente impossível de decifrar, já que os cachorros não conseguem converter suas necessidades em frases claras.

Se você tem ou teve cachorro, ou mesmo conviveu com os animais por muito tempo, sabe que alguns hábitos e costumes são frequentes, mas não sempre tão evidentes. Aqui estão algumas ações comuns dos cachorros que você precisa entender para se comunicar melhor com os animais.

1 - Ficar te encarando

Você pode se sentir desconfortável quando seu cachorro fica te olhando sem parar, mas não se preocupe. Isso é apenas um sinal de carinho e confiança, o que mostra que seu cachorro tem uma forte ligação com você.

2 - Levantar uma patinha

Esse ato pode significar que o seu animal está tentando se concentrar. Na maioria das vezes, os cães fazem isso quando tem alguma ideia ou estão pensando em soluções para alguma situação.

3 - Te levar presentes

Por presentes, a gente pode falar sobre qualquer coisa, como gravetos, bolas ou itens que ele encontra por aí. Por mais que pareça estranho, existe um motivo bem simples: o animal apenas quer te dar um presente. Pode ser óbvio, mas também indica que talvez o cachorro esteja querendo ganhar o mesmo presente de volta.

4 - Dormir na sua cama

Muitos cães gostam de ocupar toda a sua cama durante as noites, disputando o espaço com você. Esse é um sinal de que o animal sente uma ligação tão forte com você, que escolhe ficar na sua companhia mesmo quando está dormindo, dividindo o mesmo espaço.

5 - Ficar encolhido

Se o seu cachorro está se fechando no próprio corpo, quase como uma bola de pelos no chão, ou se encolhendo pelos cantos da casa pode ser um mau sinal. O ato pode indicar que ele se sente inseguro e não quer ser percebido pelos outros seres ao redor. Talvez isso aconteça porque ele está ferido ou assustado e precisa de sua ajuda.

6 - Mastigar móveis

Já chegou em casa depois de um longo dia de estudos ou trabalhos para encontrar os móveis e objetos pessoais devorados pelo seu animal de estimação? A verdade é que a culpa é apenas sua. Cada bagunça que o seu cachorro faz é uma tentativa de comunicação com você, e estar separado por muito tempo o deixa nervoso e ansioso para voltar a vê-lo. Além disso, talvez ele esteja querendo te chamar a atenção. Tente passar mais tempo com o animal e fazer atividades físicas para que ele libere essa energia em outras atividades.

7 - Bocejar

Essa não é tão misteriosa assim, pois os cães bocejam pelos mesmos motivos que os humanos: estão entediados ou sonolentos. Também é importante lembrar que o hábito é contagioso, então talvez os bocejos do animal sejam apenas um reflexo dos seus próprios bocejos.

8 - Sentar nos seus pés

Quando seu cachorro se posiciona em seus pés, eles estão tentando dizer que você é um membro de seu grupo. O ato deve representar uma baita honra para você! No entanto, se geralmente o cão é muito passivo ou tímido, esse hábito pode estar tentando dizer que ele sente a necessidade de sua proteção.

9 - Se apoiar em você

Os cachorros podem passar grande parte do tempo querendo seu carinho e atenção e, para isso, podem escolher se apoiar em você quando necessário. Ao fazer isso, eles estão apenas pedindo um pouco de afeto ou te convidando para alguma brincadeira especial.

Depois dessa, será que você está preparado para se comunicar melhor com o seu cão? O que achou das interpretações dos hábitos animais?

 

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+