icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A ciência conseguiu flagrar o momento em que um homem 'viu Deus'

POR Bruno Dias EM Curiosidades 20/07/20 às 14h21

capa do post A ciência conseguiu flagrar o momento em que um homem

As religiões são uma forma de as pessoas entenderem ou buscarem respostas para algumas perguntas existenciais, que normalmente não são respondidas facilmente, como por exemplo, como surgiu a vida, o que acontece depois da morte e para onde vamos quando essa vida acaba.

Independente da manifestação religiosa que alguém siga, todas elas merecem ser respeitadas igualmente e o nosso mundo tem uma grande diversidade delas. É acreditado que sejam cerca de 10 mil religiões em todo mundo, que têm cada uma seus ensinamentos baseados em diversos princípios éticos e de fé.

A maioria delas tem uma figura central salvadora. No caso do cristianismo, é Deus. Várias pessoas dizem ter visto Deus em algum momento de suas vidas. Mas um relato incrível de um caso bastante notável descreveu a atividade cerebral de um homem no momento em que ele passou por uma experiência bem reveladora.

De acordo com os pesquisadores israelenses Arzy e Schurr, o homem tinha 46 anos, era judeu, mas nunca foi muito religioso. A experiência sobrenatural do homem aconteceu no hospital onde ele estava fazendo exames para ajudar no tratamento da epilepsia do lobo temporal direito (LEC). O homem sofria com essa condição há 40 anos. E como parte do procedimento ele parou de tomar o seu medicamento anticonvulsivante.

Caso

Os pesquisadores descreveram o momento que aconteceu. "Enquanto estava deitado na cama, o paciente 'congelou' abruptamente e olhou para o teto por vários minutos, afirmando mais tarde que ele sentia que Deus estava se aproximando dele. Ele então começou a cantar orações em silêncio, procurou seu Kippae colocá-lo em sua cabeça, cantando as orações mais excessivamente. Então, bruscamente, ele gritou: 'E você é Adonai (nome do Deus Hebraico), o Senhor!'. Afirmando mais tarde que Deus havia revelado a ele, ordenando que ele trouxesse redenção ao povo de Israel. O paciente então se levantou, retirou os eletrodos do EEG da pele e percorreu o departamento tentando convencer as pessoas a segui-lo, afirmando que 'Deus me enviou a você'", contaram os pesquisadores.

Depois disso, quando o homem foi questionado a respeito ele disse que não tinha um plano concreto. Mas que tinha a certeza de que Deus vai instruí-lo para dizer o que seus seguidores tem que fazer para seguir o caminho da redenção.

Cérebro

O mais interessante disso tudo é que o paciente estava sendo gravado, através do EEG, no momento em que teve seu encontro, até ele arrancar os eletrodos. Por conta disso, os pesquisadores conseguiram examinar os correlatos neurais que aconteceram. Eles viram que aconteceu um aumento na atividade na banda gama baixa, que fiz no córtex pré-frontal esquerdo.

Segundo as conclusões dos autores, o paciente sofria de "grandiosa ilusão religiosa de revelação e zelo missionário no contexto da psicose pós-ictal (PIP)". Ela é uma forma de episódio psicótico que pode acontecer depois de crises epiléticas.

Nesse PIP, em específico, o córtex pré-frontal também estava envolvido e os pesquisadores disseram que foi porque a região está implicada em outras formas de psicose. Mas que, no fim das contas, esse envolvimento ainda é um mistério.

"Não sabemos o que aconteceu aqui ou o que desencadeou a atividade anormal nessa região em particular em oposição a outras. Ainda assim, ficamos impressionados com o grito do paciente de 'E você é o Senhor!', que soa como um enunciado profético bíblico", disseram.

Essa experiência do paciente de Deus é como se fosse uma relembrança de várias figuras religiosas, como por exemplo Moisés, Jesus e Maomé. Mas isso não significa que nenhum deles teve epilepsia.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest