CuriosidadesEntretenimento

A história da Hello Kitty: por que ela não tem boca?

0

A Hello Kitty é uma personagem criada em 1974, pela designer Yuko Shimizu da empresa japonesa Sanrio. De acordo com a história, Kitty White teria nascido ao sul da Inglaterra, no dia 01 de novembro, junto com a sua irmã gêmea, Minny White. As irmãs moram com os pais, George e Mary, e seu gatinho, Charmmy Kitty em Londres.

A Sanrio descreve a personagem como “uma garota feliz e com coração de ouro”. Já em relação às características físicas, Kitty possui a altura de cinco maçãs e pesa três maçãs. Além disso, é apresentada como uma ótima aluna que ama estudar inglês, música e arte. Já no seu tempo livre, gosta de tocar piano, praticar esportes, cozinhar e fazer novas amizades, por isso seu lema é “Nunca é demais ter muitos amigos”.

De acordo com a empresa, Hello Kitty trabalha muito ao redor do mundo para levar amor e alegria a todos que precisam. “Na América Latina, a Hello Kitty visita muitos hospitais e casas de crianças. Ela também participou das ações do Teleton, que apoiam o tratamento de crianças com deficiência física, no México, Brasil e Peru”, afirma a Sanrio em relação às ações sociais da personagem.

Além disso, Kitty já foi uma das embaixadoras da UNICEF e fez parceria com a ONU para promover os objetivos globais sustentáveis. Sendo uma figura tão importante, é quase impossível não querer saber mais sobre a personagem que conquistou o mundo.

Por que ela não tem boca?

Divulgação

Devido ao sucesso, Hello Kitty se tornou alvo de diversas polêmicas. A teoria da conspiração mais popular foi em relação à sua boca, ou à falta dela. Por isso, no ano de 2005 as pessoas começaram a acreditar que a história estava relacionada a uma menina de 14 anos que sofria com câncer terminal de boca.

De acordo com essa narrativa, a mãe teria feito um pacto para que a filha melhorasse e em troca teria uma marcar de sucesso internacional como oferenda. Porém, essa teoria foi desmentida pela criadora da boneca.

Yuko explica que o motivo para a boneca não ter boca é porque ela queria que as pessoas conseguissem colocar suas emoções por meio da personagem. “Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca.”.

A empresa Sanrio acrescentou que: “A Hello Kitty fala com o coração! Se ela tivesse uma boca desenhada, já teria um humor definido, o que não era o desejo da Sanrio. Desta maneira, a Hello Kitty apresenta um traço, onde as pessoas se identificam com ela, independente do seu estado de humor. Se a pessoa estiver alegre, a Hello Kitty vai lhe parecer alegre também e a mesma coisa acontece se a pessoa estiver triste ou zangada”.

Qual a espécie da Hello Kitty?

Resenhando

Uma segunda polêmica ocorreu no ano de 2014. Dessa vez, o debate foi em relação à sua espécie, após a antropóloga Christine Yano, que organizava uma exposição sobre a personagem, no aniversário de 40 anos da personagem, ser corrigida pela empresa na descrição de imagens. Ela disse ao Los Angeles Times que Kitty não era um gato.

Depois disso, o site Kotaku entrou em contato com a empresa que afirmou que a correção pedida foi para Yano usar a palavra ‘gijinka’, que significa “antropomorfização” ou “personificação”. Por isso, a personagem é entendida como uma gata humanizada, que possui seu próprio gato não humanizado. Assim como Pateta e Mickey, que são personagens personificados.

Outras curiosidades

Outra curiosidade sobre a gatinha é que ela possui um namorado chamado Dear Daniel. Assim como, uma amizade com a Mônica. Isso porque a amizade do fundador da Sanrio, Shintaro Tsuji, com Maurício de Sousa rendeu até um feat entre as personagens.

Além disso, a personagem é muito amada pelas celebridades. Existe até mesmo uma música da Avril Lavigne chamada “Hello Kitty”. Já Lady Gaga usou um vestido feito de Hellos Kitties e mandou fazer uma “Gaga Kitty”.

Fonte: Blog Quicando, Recreio

Essa é a maior e mais fétida flor do mundo

Artigo anterior

A casa mais cara dos EUA irá a leilão com valor de R$1,6 bilhão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido