Ciência e TecnologiaCuriosidades

Afinal, os vírus são ou não são seres vivos?

0

Os vírus são parasitas obrigatórios de estrutura bem simples e pequena (medindo menos de 0,2 µm) composta por uma cápsula protéica envolvendo o material genético. Do Latim, o vírus significa fluído venenoso ou toxina.

Em nosso organismo, os vírus costumam representar cerca de 3.600 espécies das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos. Eles podem infectar os organismos vivos e se reproduzem por meio do processo de invasão e possessão do controle do mecanismo de auto-reprodução das células.

Na área da computação, o termo vírus surgiu exatamente em analogia ao vírus do corpo humano. Aqui no site da Fatos Desconhecidos,  nós já produzimos para você uma matéria listando os 6 vírus mais devastadores da história da computação (Clique aqui e confira a matéria).

E os vírus são um tema de muita polêmica para os cientistas. Existem teorias que afirmam que os vírus são seres vivos e outras já afirmam que não são.

Características-dos-vírus1

Até na escola o discurso reproduzido aos alunos foi o de que eles não se reproduzem sozinhos e não possuem metabolismo próprio. Eles carregam uma quantidade pequena de ácido nucleico (RNA ou DNA, ou os dois juntos) envolvido por uma cápsula chamada capsídeo.

Em meados de 2003, o debate sobre os vírus voltou à tona novamente com a descoberta dos mimivírus, os vírus gigantes que conseguem produzir alguns tipos de proteínas. E um estudo publicado pela Universidade de Ilinois mostrou evidências de eles são seres vivos por meio de um traçado histórico evolutivo desses organismos.

O estudo analisou as “dobras” de mais de 5 mil organismo e 3,5 mil deles eram vírus. O texto concluiu como resultado de que 442 dobras encontradas são comuns entre células e os vírus, enquanto que apenas 66 são exclusivas apenas dos vírus.

virus-hiv-sangue-20120327-original

Elas são estruturas de proteína que ficam registradas no genoma de qualquer célula e até dos próprios vírus. Segundo os especialistas, os vírus tinham material genético em comum com as células, e em determinado momento se tornaram entidades diferentes.

De acordo com Caetano Anollés, o líder da pesquisa da universidade, “O simples fato de existir uma biologia universal unificando vírus e células, agora justifica a construção de uma árvore da vida que englobe vírus do lado das células“.

6 astros que envolveram com drogas e álcool desde a adolescência

Artigo anterior

Bebê que aparecia nas propagandas de “pureza ariana” nazistas era, na verdade, judeu

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido