Curiosidades

Afinal, por que muitas pessoas amam tanto o café?

0

Todos nós temos rotinas diferentes, preferências e desgostos diferentes. Mas, existem coisas em comum entre todos ou, pelo menos, entre a maioria das pessoas. Uma dessas coisas é, sem sombra de dúvidas, o amor pelo café. Há quem opte pela bebida apenas ao acordar, no comecinho da manhã. Por outro lado, existem aqueles que fazem uma pausa para o cafezinho à tarde, após o almoço ou em qualquer hora do dia. Independente do clima, um café sempre vai agradar os amantes da bebida. E esse amor todo não é de agora, já que ele está incluso na nossa cultura há tantos anos.

Desde o começo dos cultivos pós-coloniais no Brasil, a bebida assumiu o seu papel de hoje. Além de ser agradável ao paladar, foi responsável pela movimentação de grandes fortunas por causa da alta demanda de exportação. O café já foi o maior responsável pela economia do país. A paixão nacional cresceu bastante com o passar dos anos. Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o consumo interno da bebida representa um total de 13% do que é consumido em todo o mundo.

O sabor inigualável e o aroma único o tornam bastante marcante em nosso dia-a-dia. Poderíamos dizer que o café têm várias importâncias, já que consegue deixar melhor a socialização em uma reunião e transforma sérias conversas de trabalho em momentos leves. Mas, tem um motivo real pelo qual amamos tanto o café. E pensando nisso, decidimos trazer essa matéria. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Por que amamos tanto o café?

Você já deve ter se questionado isso, né? Bom, o café tem um efeito estimulante muito forte. A bebida é capaz de gerar alegria e, por esse motivo, faz com que as pessoas se tornem mais próximas. A cafeína ajuda na liberação da dopamina e da adrenalina. É por esse motivo que sentimos a redução da sonolência e melhoramos a nossa disposição e produtividade após uma boa xícara.

Vários estudos provam o efeito da substância sobre a memória, concentração e a criatividade. Por isso é tão comum se deparar com pessoas que atuam no ramo da criatividade tão viciadas em café. Jornalistas, redatores, diretores de arte, diretores de cinema e por aí vai. Essa paixão entre as pessoas é algo que notamos sem ter que se esforçar muito, visto que em quase todos os lugares podemos tomar um cafezinho.

Então, se o seu dia estiver ruim, experimente tomar uma xícara agora mesmo para ver se melhora. Mas, é importante lembrar que embora traga boas sensações, o excesso de café pode ser prejudicial a saúde. Existe overdose de cafeína, que é causada pelo excesso da bebida ou a mistura drástica de outras bebidas com a substância. Esse mal pode resultar em dor de estômago, tremores, diarreia e insônia. É importante frisar isso para evitar qualquer problema.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Polícia resgata crianças que eram usadas em ritual religioso contra COVID-19

Matéria anterior

7 coisas que a maioria das pessoas já fizeram no lockdown e não contaram para ninguém

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.