Curiosidades

Quais as consequências de não dormir?

0

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir. Um sono saudável é extremamente importante para recuperar seu corpo e prepará-lo para um novo dia. Mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. Além disso, cada um tem os próprios hábitos de sono.

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. Ela é uma parte vital para as pessoas se manterem em forma e saudáveis.

Contudo, por conta da agitação do dia a dia, nem sempre se tem uma boa noite de sono. Com certeza, todos nós sabemos que a falta de sono tem um grande efeito na nossa produtividade do dia seguinte. Dar um descanso para o corpo é essencial para manter a saúde física e mental, além de reestabelecer várias funções químicas do organismo e até mesmo evitar doenças.

Dormir

iStock

Nesse ínterim, um adulto precisa de sete horas de sono diariamente para que ele consiga manter seu corpo saudável e 100% funcional. Contudo, dormir esse tempo todo não é uma realidade para todas as pessoas.

Como resultado, essa privação de sono tem consequências. Quando uma pessoa não consegue dormir o que ela deveria existem consequências que vêm com isso, uma delas é o aumento de peso. Isso acontece porque quando uma pessoa não consegue dormir o suficiente, a leptina, hormônio que controla o apetite e regula o gasto energético, assim como outras funções, ficam menos eficientes em 15%.

Logo, a pessoa tem um aumento de peso. Um estudo feito pela Universidade de Stanford, concluiu que os adultos que não dormem o suficiente têm um índice de massa corporal 3,6% superior à média.

Problemas

Jands vision

Ademais, não dormir o suficiente também pode afetar o cérebro. Se esse órgão não tem o descanso necessário é impossível que ele remova as proteínas que formam as placas causadoras de Alzheimer e demência. Ou seja, não dormir aumenta a possibilidade de se desenvolver essas doenças.

Outra consequência de não dormir o suficiente é a perda de atenção. Isso porque a falta do sono influencia diretamente na atividade da pessoa no dia seguinte. Assim, problemas a longo prazo como perda de memória, desatenção e incapacidade de concentração podem levar à deterioração do cérebro.

Nesse sentido, não dormir é o equivalente a estar bêbado. Isso acontece devido à falta de sono afetar o desempenho cognitivo e motor do corpo.

Como se essas consequências não bastassem, não dormir direito também enfraquece o sistema imunológico. As pessoas que não dormem o suficiente têm mais probabilidade de ter sua pressão arterial alta e ter artérias entupidas. Tudo isso faz com que o risco de problemas cardiovasculares e até mesmo de ataque cardíaco aumente.

Falta de sono

UT Health

No caso específico dos homens, comprovou-se que aqueles que não dormem o suficiente têm uma menor quantidade de espermatozoides. Resultado disso é a fertilização sendo ainda mais dificultada.

Desse modo, também se comprovou que a falta de sono diminui a libido. Por sua vez, isso limita o interesse nas relações sexuais.

Visto todos esses malefícios que a falta de sono pode trazer para a saúde, para que se melhore essa situação a pessoa precisa,  basicamente, entender qual é o motivo que não a deixa dormir e corrigi-lo. Uma dessas formas é criar uma rotina pré-sono para que ela ajude a relaxar.

Fonte: MSN

Imagens: iSotck, Jands vision, UT Health

Sigiriya: Conheça o resort natural de 1.500 anos

Matéria anterior

Onde a realeza passa as férias?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos