A cerimônia do Oscar 2022 ficou marcada pela confusão envolvendo o ator Will Smith e o humorista Chris Rock. Tudo começou quando Chris fez um comentário sobre Jada Pinkett-Smith, que tem a cabeça raspada por conta da alopecia, uma condição capilar que causa a queda de cabelo. Em seguida, levou um tapa no rosto por causa da irritação de Will.
Enquanto apresentava a cerimônia, Chris Rock comparou a esposa de Smith com a protagonista de “Até o limite da honra” (1997), vivida por Demi Moore, que raspou os cabelos. Após o comentário de Chris Rock, Will Smith saiu da plateia, subiu no palco, deu um tapa na cara do comediante e retornou para o seu lugar.
“Eu acho que o Will Smith acabou de me dar uma surra”, disse Rock.
“Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”, gritou Will.
A polícia de Los Angeles informou que não recebeu nenhuma queixa oficial sobre o incidente.
Veja o momento da confusão:
Entenda piada que fez Will Smith agredir Chris Rock em cerimônia do #Oscars
Humorista comparou Jada Smith, esposa do ator que sofre de alopecia, com protagonista de filme que tem os cabelos raspados.
Leia: https://t.co/V8NJlny37n
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/RP0UAh6kfa
— Metrópoles (@Metropoles) March 28, 2022
Foto: Getty Images
A alopecia é um problema que pode causar a perda de pelos e cabelos em homens e mulheres. Ela pode ser provocada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.
Um dos tipos mais comuns de alopecia é a areata, uma doença autoimune em que as células atacam o próprio organismo. Ela atinge cerca de 2% da população mundial em diferentes níveis, podendo afetar pequenas áreas do couro cabeludo e barba, através de lesões circulares, assim como causar a ausência completa de cabelos e pelos em todo o corpo.
Um segundo tipo de alopecia é a androgenética, que também é autoimune e provoca o afinamento dos fios. Ela é mais comum entre os homens e as áreas mais atingidas são a coroa e a região frontal (entradas).
Já entre as mulheres, estima-se que 5% tenham alopecia androgenética. Os sintomas da perda capilar costumam ser mais discretos e os períodos de queda intensa podem ter relação com irregularidade menstrual, acne ou obesidade.
O quadro não é contagioso e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), casos de perda total dos fios no corpo por causa da alopecia são uma minoria: cerca de 5%.
Vale destacar que a perda capilar em pessoas com alopecia pode ser intensificada por fatores emocionais, como estresse intenso.
No entanto, a queda capilar não se restringe à alopecia. Especialistas explicam que a situação pode acontecer por motivos específicos, como o uso exagerado de processos químicos no cabelo, dietas, consumo de determinados medicamentos e doenças que afetam outras áreas do corpo, como o hipotireoidismo.
Foto: Getty Images
Conforme a SBD, não existe uma maneira de prevenir a alopecia porque as causas da doença são desconhecidas. Porém, há algumas orientações para evitar o quadro de intensa queda capilar, como diminuir o nível de estresse quando possível.
Existem várias alternativas para tratar a queda provocada pela alopecia. No entanto, como é uma doença autoimune, não existe um tratamento definitivo para a perda capilar. Por isso, é provável que o paciente precise de acompanhamento constante e enfrente períodos de perda intensa e outros de estabilidade.
Entre os tratamentos utilizados para tratar alopecia estão medicamentos tópicos e injeção no couro cabeludo, que estimulam o folículo a produzir cabelo novamente, e precisa ser feita de modo contínuo. Também podem ser usados bloqueadores hormonais, através de medicamentos orais. O objetivo desses tratamentos é parar a queda capilar e recuperar parte dos fios perdidos.
Para as áreas que perderam todos os fios, uma alternativa é o transplante capilar. Ele ajuda a melhorar o aspecto estético ao reimplantar fios do próprio couro cabeludo na região calva.
Os especialistas acrescentam que é fundamental que o paciente busque um dermatologista para entender as causas da perda capilar e que seja definido o melhor tratamento.
Fonte: BBC