Curiosidades

Aluna acelera e capota carro durante prova de autoescola

0

Uma das coisas que as pessoas mais aguardam é a chegada da maioridade, para que, assim, finalmente, possam tirar a sua carta de habilitação. Esse documento dá a liberdade de dirigir para qualquer lugar, sem se preocupar com a fiscalização, desde que não esteja infringindo qualquer lei. Contudo, as pessoas podem ter dificuldades em passar na prova de direção.

Quem tem carteira de motorista sabe que o momento da prova prática pode ser bem tenso. Ter uma pessoa te observando enquanto você dirige não é algo que te deixa relaxado, ainda mais sabendo que qualquer erro cometido pode fazer com que você não consiga a carteira de motorista daquela vez.

Recentemente, uma aluna de Florianópolis capotou o carro enquanto fazia a prova prática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De acordo com Roberto Pereira, o proprietário da autoescola, o acidente aconteceu na última segunda-feira. Felizmente, a mulher que estava ao volante não se feriu e irá fazer novamente o exame.

Caso

G1

Segundo Pereira, a mulher capotou o carro enquanto ela estava fazendo uma baliza na praça na Rua Santiago Dantas, no bairro Estreito, na região continental da cidade.

O proprietário da autoescola disse que a mulher estava nervosa e, antes do acidente acontecer, os instrutores da autoescola teriam alertado os fiscais do Detran sobre a necessidade da presença deles dentro do carro.

“Na hora em que ela foi fazer a baliza, ficou nervosa. Quando era para frear, ela acelerou, o carro subiu na calçada, bateu em uma grade e virou”, explicou Pereira.

O Detran disse que não recebeu informações sobre esse caso ou denúncia de maneira formal. Além disso, o órgão disse que quando receber irá ser iniciada as apurações e realizados os encaminhamentos devidos. Eles ainda disseram que a Corregedoria está em contato com o denunciante para que o processo seja aberto o mais rápido possível.

Segundo o artigo 14, da resolução 789, presento no Conselho Nacional de Trânsito (Contran)️, no momento da prova de direção o candidato deve estar acompanhado de, “no mínimo, dois membros da comissão avaliadora”.

Prova de direção

Autoescola online

Mesmo com as dificuldades enfrentadas no momento da prova prática, a vontade de dirigir pode ser maior. Para muita gente, dirigir é uma coisa terapêutica. Do mesmo modo, também pode dar uma sensação de liberdade. Mas esse é um hábito que pode ser bastante perigoso, caso realizado de forma imprudente ou ainda sob efeito de algum entorpecente.

Até para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aqui no Brasil, é preciso passar por um processo. O candidato tem que fazer exame médico e psicológico, além de assistir a 45 horas de aulas teóricas e fazer mais de 20 horas de aulas práticas, tendo que uma deve ser necessariamente à noite.

Nas aulas práticas, o candidato é observado pelo instrutor. E depois desse período tem a prova, que também acontece de forma prática. Mas antes de ir para este teste é preciso passar em um exame teórico.

Todo o processo parece longo? Sim, realmente é. Porém, todo esse roteiro de preparação para poder dirigir no Brasil é bem simples quando comparado às provas de outras nações.

Para as pessoas que querem pegar no volante na Alemanha, por exemplo, existem algumas complicações, como por exemplo, o número de tentativas. Os alemães possuem somente três oportunidades para fazer as provas, com o intervalo de duas semanas entre elas.

O teste prático é conduzir o veículo por aproximadamente 40 minutos sendo observado pelo avaliador. E, caso o futuro condutor não passe nessas três tentativas, as novas provas terão o tempo entre elas aumentado gradativamente.

Na África do Sul, alguns requisitos mais exigentes do que no Brasil são levados em consideração. Na prova prática, os alunos precisam verificar se não há vazamentos no carro antes de começarem.

Além disso, se eles não puxarem o freio de mão da forma certa, ou deixar o carro ir para trás, nem que seja um pouquinho, na hora da rampa, são reprovados imediatamente.

Já no país mais feliz do mundo, a Finlândia, o exame para tirar a carteira pode não dar muita felicidade para as pessoas. Isso porque o processo no país foca em preparar os futuros motoristas para dirigir com segurança em qualquer clima. Por isso, os alunos devem fazer autoescola e ter aulas em pistas com condições escorregadias, seja com gelo ou neve no solo.

Para conseguir a carteira de motoristas, a etapa final tem dois testes. Um é feito no verão e outro no inverno, tudo para conseguir avaliar o futuro condutor nas duas condições climáticas. Todo o processo leva, pelo menos, seis meses.

Fonte: G1, Auto esporte

Imagens: G1, Autoescola online 

Mulher ganha indenização dos Correios por atraso na entrega de encomenda

Artigo anterior

Dois pedaços de chocolate por dia podem trazer benefícios ao coração e ao cérebro

Próximo artigo