Aprenda a fazer tinta invisível e escrever o que quiser sem ninguém perceber

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      10/09/15 às 19h53

Códigos secretos, palavras escondidas, anagramas e até idiomas desconhecidos. Estas foram algumas das técnicas usadas através dos séculos para repassar mensagens e sinais exclusivamente para algumas pessoas, sem que nenhuma outra pudesse entender o significado ou o conteúdo. Longe dos olhares alheios, era possível partilhar segredos, confissões, senhas e até histórias inteiras.

Ainda hoje, pode haver ocasiões em que um indivíduo deseje deixar algum tipo de mensagem que só possa ser lida por alguns. Mas longe da ficção e das teorias conspiratórias, é possível criptografar mensagens com tintas e códigos especiais perfeitamente compreensíveis apenas para os indivíduos certos? O Ultra Curioso vai mostrar que sim.

Agora nesta matéria, aprenda a fazer tinta invisível e escrever o que quiser sem ninguém perceber. É uma coisa ridiculamente fácil de se fabricar, e pode ser extremamente útil em situações específicas.

1º Passo

Bicarbonato-500x325

O primeiro passo para se fazer uma tinta invisível é misturar água com bicarbonato de sódio (dois itens facilmente encontrados). Use a mesma medida para as duas coisas, e misture bem.

2º Passo

desktop-1441730524

Com a solução de água e bicarbonato já pronta, use um pincel pequeno para escrever algum mensagem em um papel em branco com a mistura. Só tome cuidado para não molhar demais o papel.

3º Passo

desktop-1441730523

Após deixar a mensagem secar, o papel estará aparentemente em branco para qualquer um que o olhar. Entretanto, ao passar suco de uva concentrado (desses de caixinha ou lata) com o pincel sobre o papel, a mensagem aparecerá instantaneamente.

Pronto, agora você já pode escrever o que quiser para quem quiser sem correr o risco de ser interceptado.

Fonte: Viral Nova

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+