Aprenda a contar nos dedos até 144 sem se perder

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      25/11/14 às 20h28

Quem não é muito bom de matemática e tem dificuldades para fazer contas de cabeça, por menores que sejam, acaba recorrendo ao velho método de contar nos dedos, não é mesmo? Acontece que pelo sistema que conhecemos, chamado decimal ou "base de 10", essa contagem se torna muito confusa na hora de fazer cálculos, especialmente se forem longos.

Aliás, para quem não sabe, a única razão pela qual aprendemos essa técnica decimal é porque temos 10 dedos nas mãos. Apesar disso, existe uma maneira muito mais eficiente de calcular usando os dedos, herdada dos Sumérios. Esse método, chamado de "base 60" torna a vida as pessoas muito mais simples, especialmente quando é preciso fazer contas altas.

Abaixo você vai conferir ilustrações e uma explicaçãozinha esperta de como colocar essa técnica em prática:

1. Cada dedo vale por três

1

De acordo com a contagem dos antigos sumérios, a contagem dos dedos deixa de ser na mão direita e passa a ser na esquerda. Além disso, cada dedo é contado a partir de seus segmentos, se tornando três unidades diferente e não apenas uma, como fazemos normalmente. A única exceção é o dedão, que fica livre para companhar a contagem, tocando cada parte do dedo que está sendo contabilizada.

Dessa forma, quando terminar de contabilizar uma mão inteira (que consiste nos três segmentos de cada dedo), abaixe um dos dedos da mão direita. Isso faz com que cada dedo dessa mão valha por 12. Então, quando todos os dedos da mão direita estiverem abaixados, a conta terá chegado a 60, levando em consideração que você terá feito esse cálculo: 5 x 12 = 60 (12 segmentos da mão esquerda, multiplicados por cada dedo da mão direita).

2. Chegando a 144

2

Parece confuso lendo isso tudo pela primeira vez, você sabe, mas o fato é que depois que se aprende a base 60, contar fica muito mais fácil. Dá para chegar até o número 144, por exemplo, somente contando nos dedos e sem se perder! Aliás, para conseguir a façanha, é só seguir a lógica e continuar contando cada segmento dos dedos da mãos direita separadamente, até conseguir a equação de 12 x 12 = 144.

Entendeu?

Bom, se essa técnica conseguiu dar um nó em sua cabeça, talvez essa outra forma de fazer contas te ajude mais.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+