• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Argentina ajuda o mundo incentivando plantação de árvore que pode salvar meio ambiente

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      28/02/19 às 14h53

Como cidadãos do mundo, todos nós devemos fazer a nossa parte para ajudar o meio ambiente. Independente do país, é um dever mundial cuidar e preservar o nosso planeta. Uma forma de tentar reparar os danos que nós mesmos causamos, é o plantio de árvores. A Argentina já começou a fazer a sua parte, e divulgou uma proposta de reflorestar algumas regiões desmatadas com uma planta que pode salvar o meio ambiente.

Como não é novidade para ninguém, as mudanças climáticas devido ao aquecimento global têm se tornado cada vez mais comuns, se tornando um problema mundial. E temos algumas opções que podem ajudar nessa questão, começando pela conscientização das pessoas. Ideias como a da Argentina podem ser adotadas também por outros países.

A árvore

A árvore chamada Paukownia, ou kiri japonês (apesar de ser originária da China) é uma alternativa para combater o aquecimento global e ainda recuperar o solo degradado. Segundo especialistas, a espécie de vegetal pode ser capaz de "salvar o mundo". A planta nativa do oriente tem sido uma grande aliada para o meio ambiente, trazendo vários benefícios.

Entre as suas qualidades, a árvore tem propriedades capazes de recuperar um solo improdutivo, e fazê-lo propício ao cultivo novamente, contribuindo para o combate à desertificação. Por ter raízes profundo, ela é capaz de controlar e estabilizar a erosão do solo, além de fornecer nutrientes para o solo se recompor através de suas folhas.

Além disso, esta árvore chinesa absorve 10 vezes mais dióxido de carbono do que qualquer outra planta, e ainda emite muito mais oxigênio, o que faz dela, uma ótima opção para diminuir os problemas causados pela poluição.

A árvore contém também características que fazem ela ter o crescimento mais rápido do mundo, cerca de 3 a 5 metros por ano, além de ser resistente a catástrofes, já que elas conseguem regenerar suas raízes mesmo em áreas áridas, podendo ainda ser usada na criação de gado.

Reflorestamento

Por todas essas características, a Argentina tem falado muito a respeito do plantio de kiri, e divulgou uma proposta de reflorestar algumas áreas apenas com a árvore. Algumas experiências já começaram no país. Ás áreas pioneiras a receber o plantio de kiri foi na província de San Luis. A proposta foi apresentada em projeto ao departamento responsável, onde eles discutiram o treinamento para o cultivo de kiri na região. O programa pretende aumentar a produção, e são esperados mais de 100 mil mudas de kiri em San Luis.

"A planta está pronta para a produção de madeira, e também se beneficia de suas flores os produtores de mel, suas folhas ricas em proteínas adubam com seus nutrientes os solos áridos e suas raízes evitam a erosão do mesmo", explica Pablo Pensotti, chefe da Área Florestal do Governo da Província de San Luis.

Mas como tudo na vida, é preciso ficar atento ao excesso, já que segundo alguns especialistas, mesmo com todos os benefícios que a árvore proporciona, ela pode interferir no equilíbrio de outras espécies nativas. Nesse caso, é importante prestar atenção nas questões referentes ao plantio exagerado, de forma que não se prejudique o ecossistema, sim que ajude ao meio ambiente.

Próxima Matéria
Via   Agron     Upsocl     Agrentear  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+