• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

As 10 coisas mais antigas da espécie humana

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      27/07/15 às 19h08

Quando vemos objetos antigos, como celulares da década de 90, por exemplo, costumamos nos assustar. O tamanho e as poucas funções que os aparelhos tinham nessa época, fazem com que muita gente pense que eles são muito mais antigos.

Mas, além de aparelhos eletrônicos, você já imaginou como eram outros objetos comuns do seu dia-a-dia há algum tempo atrás?

A seguir você vai poder conferir uma seleção de algumas coisas que usamos atualmente, mas na versão mais antiga de que se tem notícia. A comparação é simplesmente surpreendente.

Consegue imaginar como eram os primeiros pares de meias ou de óculos? Então confira como eram esses e outros objetos antigamente:

1. Par de meias mais velho

meias

Esses pares de meia datam do século IV e foram encontrados em 1.800 no Egito, depois de ficarem enterrados por 1.500 anos. As meias são feitas de lãs e possuem uma divisão nos dedos, o que pode indicar que eram usadas como uma espécie de sapatos especiais.

2. A receita mais antiga

receita

Se você acha que o livro de receitas da sua avó é antigo, precisa ver esse. Se trata da receita mais antiga, mas não pense que é de algum bolo ou assado, a receita é de cerveja! Com 4.000 mil anos de idade, a receita babilônica foi encontrada em um templo do deus sumério Enki.

3. "culos de sol

óculos

Os óculos de sol mais antigos do mundo foram encontrados no norte da Ilha de Baffin, no Canadá. Eles se assemelham a óculos de neve, e provavelmente foram usados ??pelos Inuits do Ártico. Os óculos foram criados a partir de ossos, madeira e couro.

4. A escultura de ser humano mais antiga

estátua

A escultura mais antiga do ser humano foi encontrada na Áustria e a data provável em que foi esculpida remonta a 2.500 a 2.000 a.C. Conhecida como Vênus de Willendorf, a escultura representa uma figura feminina.

5. O sapato mais antigo

shoe

O sapato mais antigo tem 5.500 anos de idade, é feito em couro e foi encontrado em uma caverna na Armênia em 2010. Os sapatos tinham grama dentro para manter os pés confortáveis. Curiosamente, apenas o pé direito foi encontrado pelos pesquisadores.

6. O instrumento musical mais velho

flauta

O instrumento mais antigo é uma flauta feita de ossos, que possui 42 mil anos de idade. Ela foi encontrada na mesma região que a Vênus de Willendorf. De acordo com os pesquisadores, a flauta poderia ser uma relíquia de um grupo de seres humanos que migraram da África para a Europa.

7. Par de calças mais antigo

calça

O par de calças mais antigo já descoberto foi encontrado na China. A calça possui nada mais, nada menos, do que 3.300 anos de idade e acredita-se ter sido usada por um homem.

A calça é feita de pele de animais, foi encontradas junto a uma múmia em província de Xinjiang e provavelmente era usada como traje para andar a cavalo.

8. Os sanitários mais antigos

privada

Os sanitários mais antigos do mundo foram encontrados na cidade turca de Éfeso. Eles possuem cerca de 2.000 anos de idade e possivelmente eram os banheiros públicos da cidade, apesar de ser cobrada uma taxa pela sua utilização à época.

9. O sutiã mais velho

sutiã

O sutiã mais antigo já descoberto foi encontrado na Áustria e tem 500 anos de idade. O sutiã provavelmente foi utilizado entre 1.390 e 1.485.

10. A prótese mais velha

prótese

Acredite ou não, as pessoas já usavam próteses há 3.000 anos. A prótese de dedo foi usada no Egito Antigo e ajudou alguém a caminhar com facilidade.

Depois que a relíquia foi descoberta, especialistas fizeram testes para descobrir se era ela funcional e aparentemente funcionava normalmente.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+