Embora a infância seja algo comum entre todas as pessoas do mundo, visto que é impossível pular essa etapa, o sistema de educação colocado em prática ao redor do mundo é diferente. Cada país conta com o seu próprio sistema educacional e suas especificidades podem variar bastante em vários aspectos. Esses vão desde a estrutura do ensino (duração, carga horária e outras) até a obrigatoriedade ou não do uso de uniforme. Na verdade, algumas escolas exigem o uso de uniformes, enquanto outras abrem margem para que os alunos usem as roupas de sua preferência. É possível, encontrar dentro de um mesmo país, mais de um tipo de uniforme.
Seu uso acaba revelando aspectos culturais muito interessantes e mostra que a roupa usada pelos alunos também é uma marca importante das tradições e da história de determinada nação. E foi pensando um pouco sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns modelos de uniformes escolares em alguns países. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.
Os uniformes dos meninos na Índia costumam ser compostos por uma camisa de manga longa com cores claras e calça comprida escura. Enquanto isso, o das meninas é composto por uma camisa clara e uma saia longa e de cintura alta para os dias frios, e curta para os dias de calor. Algumas escolas vão além e todos os jovens precisam usar os mesmos modelos de calçados.
A maioria das instituições educativas do país pertence à iniciativa privada. No entanto, os uniformes no Haiti têm cores fortes e incluem uma camisa de manga longa e um macacão curto para os meninos. Enquanto isso, as meninas usam acessórios coloridos no cabelo e macacões com saia curta.
No Irã, as crianças costumam frequentar a escola aos 7 anos. Se quiserem, podem ir ao jardim de infância ou entrar um ano antes na escola. As meninas são obrigadas a cobrir os braços e pernas e usar o hijab. Enquanto isso, os meninos usam uma calça comprida e camisas que cobrem todo o braço, até os punhos.
O uso do uniforme foi oficialmente abolido em 2012. No entanto, hoje em dia algumas ainda exigem a utilização do mesmo. O padrão que predomina é cinza com camisa branca. Os alunos da educação primária costumam usar macacões pretos ou em tons de azul marinho. No entanto, no geral, cada escola pode seguir suas normas desejadas.
No ensino primário, as meninas costumam usar uma espécie de avental azul marinho com camisa branca e uma saia. Enquanto isso, os meninos trajam, como uniforme, calça comprida ou bermuda. Quando ficam mais velhos, os meninos passam a usar calça verde e gravata enquanto as meninas vestem saia, avental ou uma túnica que cobra o braço todo.
O uso de uniformes no país é obrigatório. Durante os primeiros anos, a calça dos meninos pode ser caqui, preta ou no tom de um azul marinho. Isso acompanha uma camisa branca de manga curta, meias até o tornozelo e sapato preto. Enquanto isso, as meninas vestem camisas longas e folgadas com laço na frente, uma saia que chega até a batata da perna.
O uniforme do país é considerado pela revista Vogue um dos mais estilosos do mundo. O motivo disso? As meias brancas e as blusas com detalhes que dão um aspecto mais elegante. Os meninos também contam com um uniforme muito elegante, composto por uma calça social, camisa, gravata e terno.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.