Curiosidades

Assim são os uniformes escolares em 7 países do mundo

0

Embora a infância seja algo comum entre todas as pessoas do mundo, visto que é impossível pular essa etapa, o sistema de educação colocado em prática ao redor do mundo é diferente. Cada país conta com o seu próprio sistema educacional e suas especificidades podem variar bastante em vários aspectos. Esses vão desde a estrutura do ensino (duração, carga horária e outras) até a obrigatoriedade ou não do uso de uniforme. Na verdade, algumas escolas exigem o uso de uniformes, enquanto outras abrem margem para que os alunos usem as roupas de sua preferência. É possível, encontrar dentro de um mesmo país, mais de um tipo de uniforme.

Seu uso acaba revelando aspectos culturais muito interessantes e mostra que a roupa usada pelos alunos também é uma marca importante das tradições e da história de determinada nação. E foi pensando um pouco sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns modelos de uniformes escolares em alguns países. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Uniformes escolares em alguns países

1 – Índia

Os uniformes dos meninos na Índia costumam ser compostos por uma camisa de manga longa com cores claras e calça comprida escura. Enquanto isso, o das meninas é composto por uma camisa clara e uma saia longa e de cintura alta para os dias frios, e curta para os dias de calor. Algumas escolas vão além e todos os jovens precisam usar os mesmos modelos de calçados.

2 – Haiti

A maioria das instituições educativas do país pertence à iniciativa privada. No entanto, os uniformes no Haiti têm cores fortes e incluem uma camisa de manga longa e um macacão curto para os meninos. Enquanto isso, as meninas usam acessórios coloridos no cabelo e macacões com saia curta.

3 – Irã

No Irã, as crianças costumam frequentar a escola aos 7 anos. Se quiserem, podem ir ao jardim de infância ou entrar um ano antes na escola. As meninas são obrigadas a cobrir os braços e pernas e usar o hijab. Enquanto isso, os meninos usam uma calça comprida e camisas que cobrem todo o braço, até os punhos.

4 – Turquia

O uso do uniforme foi oficialmente abolido em 2012. No entanto, hoje em dia algumas ainda exigem a utilização do mesmo. O padrão que predomina é cinza com camisa branca. Os alunos da educação primária costumam usar macacões pretos ou em tons de azul marinho. No entanto, no geral, cada escola pode seguir suas normas desejadas.

5 – Malásia

No ensino primário, as meninas costumam usar uma espécie de avental azul marinho com camisa branca e uma saia. Enquanto isso, os meninos trajam, como uniforme, calça comprida ou bermuda. Quando ficam mais velhos, os meninos passam a usar calça verde e gravata enquanto as meninas vestem saia, avental ou uma túnica que cobra o braço todo.

6 – Tailândia

O uso de uniformes no país é obrigatório. Durante os primeiros anos, a calça dos meninos pode ser caqui, preta ou no tom de um azul marinho. Isso acompanha uma camisa branca de manga curta, meias até o tornozelo e sapato preto. Enquanto isso, as meninas vestem camisas longas e folgadas com laço na frente, uma saia que chega até a batata da perna.

7 – Ucrânica

O uniforme do país é considerado pela revista Vogue um dos mais estilosos do mundo. O motivo disso? As meias brancas e as blusas com detalhes que dão um aspecto mais elegante. Os meninos também contam com um uniforme muito elegante, composto por uma calça social, camisa, gravata e terno.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Por que o Universo Estendido DC merece uma segunda chance?

Matéria anterior

Em vídeo, asiáticas mostram como mudam o rosto

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.