Curiosidades

Esses são os países mais velhos do mundo

0

O mundo em que vivemos é extremamente velho e todos nós sabemos disso. Alguns países foram construídos há pouco tempo, quando comparamos com a idade do mundo, enquanto há registros de outros há milhares de anos. Aparentemente, o país mais novo é a República Sudão do Sul, que está localizado no continente africano. Esse país fazia parte do Sudão Anglo-Egípcio e, depois, se tornou parte da República do Sudão em 1956. Podemos dizer que esse lugar é ainda um bebê recém-nascido perto dos demais países, tanto no continente africano, quanto no restante do mundo. Mas, em contrapartida, você já se perguntou quais são os países mais velhos do mundo?

Não, não é o Japão, nem a China. Essa é uma pergunta bastante difícil de responder e que talvez nunca tenhamos ouvi a resposta, nem mesmo nas aulas de história. Para saber qual é o país mais velho do mundo, antes é preciso determinar um critério de que depende bastante da forma de classificação. Pensando nisso, listamos quais os países mais antigos do mundo de acordo com a data de independência. Alguns dados recolhidos no The World Factbook, da CIA, ajudaram na construção dessa lista. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Países mais velhos do mundo

1 – Etiópia

Se não o país mais velho do mundo, a Etiópia se encontra entre os mais antigos registrados. Historiadores estimam que a segunda nação mais populosa da África seja independente desde o ano 980 a.C. Além disso, o país é considerado um dos sítios de existência humana mais antigos da humanidade. O lugar é cotado, potencialmente, como o lugar onde o Homo sapiens se originou.

2 – Japão

Desde o ano 666 a.C, o Japão conta com séculos de história e de tradições. Shinto e o budismo são as duas principais religiões do país. Embora não seja o país mais velho do mundo, essa nação está entre as que mais conquistaram povos e terras ao redor do mundo.

3 – Irã

Estima-se que, o que conhecemos hoje como Irã, começou no ano 2800 a.C, na época do reino de Elam. Esse país se trata de uma união de diversos impérios que originaram na mesma região e que se uniram pelos povos medos, por volta de 625 a.C. Isso, quando a nação se tornou a principal referência cultural e política da localidade.

4 – China

Muitas pessoas acreditam que a China é o país mais velho do mundo. Diversas dinastias predominantemente imperiais passaram pela história da nação, até que se tornou uma república em 1912. No entanto, antes disso, a China já era independente, desde 221 a.C.

5 – Armênia

O país desfrutou de diversos períodos de independência, alternados com períodos de submissão aos impérios contemporâneos. No entanto, considera-se que o país seja independente desde 190 a.C. Mas, antes disso, por volta de 600 a.C, o reino de Armênia já estava estabelecido sob a Dinastia orôntida.

6 – San Marino

O país se declara o mais velho do mundo, embora não seja de fato. A data de fundação é 3 de setembro de 301. Seu nome é uma homenagem ao seu fundador, Marinus de Rab. Atualmente, a renda do país vem quase toda do turismo. Isso, por causa da proximidade com o porto de Rimimi, no mar Adriático. Bancos, produtos eletrônicos e as cerâmicas são outras fortes fontes de renda.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Netflix anuncia série live action de Assassin’s Creed e outros dois projetos

Matéria anterior

Esse é o filme mais reprisado na Sessão da Tarde

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.