Mundo Animal

Assim você pode proteger seus cachorros dos fogos de fim de ano

0

O final do ano é sempre um momento muito feliz e também por isso, cheio de comemorações. Essa época também é marcada pela grande queima de fogos. Esta é uma forma que as pessoas encontraram de comemorar a virada do ano e o início de um novo ciclo. Os fogos são bonitos e brilhantes, mas também são extremamente barulhentos e é aí que está o problema.

O barulho dos fogos assusta os cachorros e os deixa apavorados. Muitos correm, latem desesperados. Alguns têm convulsões e há casos mais graves em que os cães morrem de parada cardíaca devido ao grande susto. E é por isso que nesse período do ano é preciso redobrar os cuidados para proteger nossos animais de estimação.

Formas de amenizar o som dos fogos

1 180 600x347, Fatos Desconhecidos

Os cães e também os gatos possuem a audição mais aguçada que a nossa. É por isso que os fogos perturbam tanto eles, além disso, é um som com o qual não estão habituados. É algo repentino que eles nem sequer conseguem identificar de onde vem, e isso faz com que eles fiquem ansiosos e amedrontados.

Para tentar amenizar o susto ou o efeito dos foguetes no animal, alguns veterinários recomendam que coloquem algodão nos ouvidos dos animais. O algodão vai funcionar como um protetor auricular e isso irá abafar o som dos foguetes. Como os cães ficam com medo, o colete de segurança pode ser uma boa alternativa. O colete dá a sensação de que o cão está sendo abraçado e aperta alguns pontos específicos que contribuem para a circulação sanguínea do animal e o ajuda a relaxar.

Além disso, você também pode tentar habituar o animal ao som. Não ao som dos foguetes, mas ao barulho em si. Desde cedo, ligue o som ou a TV e vá aumentado o volume para que ele se acostume. Isso também vai ajudar a distrair o som dos fogos no momento da queima. O local aonde o animal estará no momento da queima também deve ser levado em consideração. Procure deixar o animal em um ambiente seguro e escuro, aonde não haja nada com que se machucar. E não deixe o animal preso, isso só pioraria o estresse.

Queima de fogos silenciosa

2 150 600x397, Fatos Desconhecidos

Felizmente, existe sim uma outra alternativa que resolveria todo o problema, os fogos de artifício silenciosos. Na verdade, algumas cidades têm proibido o uso dos fogos tradicionais, que fazem tanto barulho. A cidade de São Paulo, por exemplo, proibiu não apenas o uso, como também a fabricação dos fogos desse tipo.

Além da capital paulista Alfenas em Minas Gerais, e Ponta Grossa no Paraná também irão aderir a queima de fogos silenciosa. A iniciativa tem sido muito aceita por todos, principalmente pelos donos e defensores de animais. A expectativa é que os fogos silenciosos substituam os tradicionais e o problema com os cães seja finalmente resolvido de uma vez por todas.

Garota encontra sua irmã gêmea graças ao Youtube

Matéria anterior

10 imagens tocantes que mostram como fica o corpo das mães depois da gravidez

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Mundo Animal

Comentários

Comentários não são permitidos