Mundo Animal

Veja 3 dicas para o barulho dos fogos não afetar seu pet

0

O final do ano é um momento feliz e cheio de comemorações por todos os lado. Essa época é marcada pela queima de fogos de artifício. Eles podem ser bonitos e brilhantes e fazerem um verdadeiro show no céu. Mas eles também são extremamente barulhentos, e isso é um problema para quem tem um pet.

Quem tem animal em casa, sabe que todo fim de ano pode ser bastante estressante para o pet. Os fogos de artifício deixam eles bem nervosos e agitados. Por conta disso, é importante saber como acalmar seu cachorro ou gato nessas horas.

Os cachorros são os mais afetados pelo barulho dos fogos de artifício. Eles ficam assustados e começam a latir sem parar. Nesse ínterim, eles podem até se machucar de forma grave e até mesmo fugirem.

Por conta disso, é muito importante que o dono de um pet saiba o que fazer para controlar essa situação e deixar o seu animal o menos estressado possível por conta do barulho dos fogos de artifício de fim de ano. Então, mostramos aqui algumas dicas para acalmar seu pet.

1 – Proteger os ouvidos

Foneland

Essa é uma dica muito importante. Nessa época, para que os ouvidos do seu pet não fiquem tão sensíveis é recomendável que os proteja com protetores auriculares. Além do momento dos fogos de artifício na virada do ano, esses protetores podem ser usados na hora do banho para que seu animal de estimação se acostume com ele. Dessa forma, não será uma novidade quando o protetor for colocado na orelha do pet no momento da virada do ano.

2 – Música

Petz

A música traz vários benefícios para as pessoas, e com os pets não seria diferente. Às vezes, os donos não têm o hábito de fazer muito barulho em casa. Se esse for o seu caso, uma coisa que se pode fazer é começar uma rotina de colocar música alta na casa alguns dias antes das festas de fim de ano.

Depois disso, quando as comemorações do ano novo realmente começarem e os fogos começarem a ser soltos, você pode colocar o volume da música ainda mais alto. Como resultado, a música mais alta irá desviar o foco do barulho da queima de fogos e o seu pet pode se sentir um pouco menos assustado.

3 – Medicação

Portal Maratimba

A medicação é uma alternativa para acalmar o pet se as técnicas mais sutis não funcionarem. Se for o caso, existe a possibilidade de começar com algum medicamento. Contudo, para isso é preciso uma consulta com um veterinário para que ele indique qual o tipo ideal de remédio ou calmante para o seu pet. Como resultado, seu pet ficará mais relaxado e não irá sofrer tanto com o barulho dos fogos de artifício na virada do ano.

Além dessas dicas, a veterinária Thaís Matos diz que é preciso supervisionar os animais para que eles sejam mantidos seguros e saudáveis.

“Mesmo durante as ocasiões especiais, os tutores precisam manter a rotina do animal o quanto for possível. Horário regular de alimentação, sono e caminhada. É preciso ficar de olho e perceber se há mudanças que demonstrem ansiedade, depressão ou perda de apetite. O medo e o estresse causados pelos fogos do Ano-Novo podem gerar trauma e fazer mal para o cãozinho, portanto, deve-se evitar que ele passe por uma situação crítica sem nenhum tipo de cuidado ou amparo”, concluiu ela.

Fonte: MSN

Imagens: Foneland, Petz, Portal maratimba

10 famosos que morreram em cima do palco

Matéria anterior

Essas foram as cidades mais caras para se viver em 2021

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos