• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Asteroide passará próximo a Terra ainda essa semana

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      28/08/18 às 16h05

Sempre que aparece uma notícia sobre algo em direção a Terra, uma grande comoção é gerada. No entanto, muito antes de tudo chegar até nós, na grande maioria das vezes, os astrônomos do mundo todo já têm toda a situação sob controle. E, felizmente, conseguem nos trazer informações precisas sobre o evento.

Falando nisso, segundo a NASA, em breve um asteroide passará bem próximo de nós. Batizado de 2016 NF23, a gigantesca rocha está viajando a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora e mede entre 70 e 160 metros de largura. A previsão é que o objeto passe próximo a Terra já na próxima semana.

A ameaça

Todavia, não há motivo para preocupação. O asteroide deve manter uma distância de nós que foi considerada segura. Em seu caminho ele deve manter uma distância de 4,9 milhões de quilômetros. Em termos de comparação, isso seria cerca de 13 vezes a distância da Terra até a lua.

Porém, o  2016 NF23 foi categorizado como "objeto potencialmente perigoso", apenas pelo fato de seu caminho passar próximo da Terra. Este tipo de asteroide é chamado pelos cientistas de "Aten". Segundo os pesquisadores, o asteroide deve atingir o ponto de maior proximidade com nosso planeta no dia 29 de agosto.

Apesar de todos os cálculos e precauções, a NASA já possui diversos planos para serem executados, caso em algum momento seja necessário. Por exemplo, se um asteroide representar de fato uma ameaça, uma aeronave será desenvolvida para colidir com ele. Ou até mesmo ataques nucleares contra a grande rocha podem ser uma das possibilidades de defesa.

Pelo monitoramento feito pela agência espacial norte americana, um asteroide chamado 101955 Bennu, aparentemente representa uma ameaça para a Terra. Com chances de colisão com nosso planeta variando entre 1 em 2,7 mil, em 2135, a NASA já lançou uma sonda espacial (OSIRIS-REx) para coletar informações sobre a grande rocha espacial.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Galileu     Metro     Observador  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+