Aumento das temperaturas pode ter provocado infestação global de ratos

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesfevereiro 10, 2025

Com o passar dos anos, a temperatura média de todo o mundo tem sofrido altas terríveis e o aquecimento global é um dos principais culpados. Dentre as consequências, o aumento das temperaturas pode ter uma relação com a infestação global de ratos. De acordo com um novo estudo, o número tem aumentado, de forma expressiva, nos últimos anos.

Conforme os pesquisadores, a infestação global de ratos pode ser explicada de forma científica. Para isso, vários fatores foram considerados culpados, mas o principal é o aumento das temperaturas vindo das mudanças climáticas.

Para o estudo, os cientistas analisaram dados das 13 das maiores cidades dos Estados Unidos, além de Toronto (Canadá), Tóquio (Japão) e Amsterdã (Países Baixos). Dentre as informações estavam avistamentos do roedores, captura e relatórios de inspeção dos últimos 12 anos.

Eles viram “tendências de aumento significativo” na quantidade de ratos em 11 das cidades analisadas. As piores situações foram em Washington DC, São Francisco, Toronto, Nova York e Amsterdã. Enquanto somente três lugares, Nova Orleans, Louisville e Tóquio, tiveram a diminuição no número de ratos.

Aumento das temperaturas e infestação de ratos

Dedetizadora matinseto

O aumento dos ratos foi relacionado com várias causas, como as altas densidades populacionais e a baixa quantidade de vegetação urbana. No entanto, a principal causa para a infestação global de ratos foi o aumento das temperaturas.

De acordo com os pesquisadores, os ratos não gostam de frio e as temperaturas altas dão a eles oportunidade de passar mais tempo em busca de alimentos e se reproduzindo. Consequentemente, isso aumenta, expressivamente, a população dos roedores.

Ou seja, como o clima do mundo está mais quente por conta das mudanças climáticas, os roedores se proliferam mais.  Por mais que o aumento das temperaturas seja o fator principal da infestação global de ratos, os pesquisadores pontuam que vários problemas estão relacionados com esse crescimento.

Além disso esse aumento traz danos econômicos. Para se ter uma noção, nos EUA, a estimativa é que os danos causados pelos roedores seja de 27 bilhões de dólares por ano, além dos graves riscos para a saúde humana. Como se isso não bastasse, evidências mostram que os ratos  têm “grandes impactos na saúde mental” das pessoas que vivem ao redor deles.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Dedetizadora matinseto 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...