Bactéria misteriosa está ”comendo” presos vivos

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesjaneiro 22, 2020

Ser preso deve ser uma das piores coisas da vida. Nós, que estamos do lado de fora, só imaginamos como deve ser a realidade dessas pessoas e tiramos de base o que vemos nos jornais, e talvez, em alguma série mas, com certeza, a realidade deve ser muito pior do que a retratada ou mostrada.

As prisões são lugares que não costumam ser tão agradáveis. Algumas oferecem péssimas condições de vida, crueldade ao extremo e várias outras coisas que as tornam tenebrosas. No Brasil, a condição dos presos não é a das melhores. Estamos acostumados a ver nos noticiários a superlotação que praticamente todas as prisões do país tem e as péssimas condições de vida dos detentos.

Como se essas condições já não fossem ruins o suficiente, os presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Roraima, estão enfrentando mais uma adversidade. Uma bactéria que não se sabe de onde ela surgiu está “comendo” os detentos vivos.

O caso foi denunciado na segunda-feira ao Conselho Nacional de Justiça pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima. A denúncia também foi ao Ministério Público Federal e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Bactéria

O germe poderosíssimo está comendo a pele dos presos, deixando-a em carne viva, e deixando as partes do corpo em decomposição. O que especula-se é que essa doença possa ser originária da grande concentração de sarna, sífilis e bicho geográfico. Essas doenças deixam feridas grandes, principalmente nas mãos e pernas.

Até agora, essa “doença” ainda não tem cura e já levou 24 detentos para o Hospital Geral de Roraima. A maior parte deles foi mandado para o hospital, em estado grave. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Hélio Abozaglo, disse que os detentos estão sendo medicados. Mas por causa da precariedade do hospital, a situação dos detentos é desesperadora.

“Infelizmente a situação do sistema penitenciário de Roraima é grave, muito grave. Para você ter uma ideia, dos 24 detentos acometidos com essa doença que está comendo eles vivos, 10 estão internados. O restante está espelhado pelo corredor do Hospital. A situação é muito grave”, disse.

Caso

De acordo com Abozaglo, alguns dos detentos já não conseguem andar por conta da paralisia. E é percebível que a bactéria está agindo bastante rápido e dilacerando a pele e carne das vítimas.

“Ao que parece há uma epidemia que está devorando os detentos. Nós vamos denunciar essa situação dentro e fora do Brasil. Queremos que chegue ao conhecimento de organismos internacionais de direitos humanos”, ressaltou.

O presidente da OAB de Roraima, Ednaldo Vidal, existe a chance de a doença também contaminar os agentes penitenciários e funcionários da cadeia. “O presídio não é muito diferente de um campo de concentração, é um local com zero higiene. Por isso vamos pedir a interdição imediata. A situação é de descontrole total, um caldeirão de desumanidade”, explicou.

Em janeiro de 2017, o presídio foi o palco do massacre de mais de 30 pessoas. A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo tem uma capacidade para 500 presos, mas atualmente está superlotado com quase 1.300 detentos.

“Vamos acompanhar e fazer o possível para que as autoridades olhem com mais atenção (para os presos). Se o Hospital Geral de Roraima não tem condições de detectar que tipo de enfermidade está atacando essas pessoas, que o material seja enviado para fora para fazer os exames e possa se tomar as providências corretas”, recomendou a  Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...