Curiosidades

Conheça a ‘Baleia Voadora’ e o motivo desse avião ser assim

0

A maioria dos aviões segue um padrão de formato, mas não o avião Beluga XL da empresa Airbus. O avião “Baleia Voadora” como ficou conhecido, é como qualquer outra aeronave, gigante, imponente e eficiente. Tudo isso, mas com um detalhe curioso: o formato de uma baleia.

O Beluga XL fez seu voo inaugural, recentemente, e cruzou o céu, chamando a atenção de todo mundo devido ao seu formato. Até porque, não é todo dia, que a gente vê um avião tão distinto assim. Mas se você ficou animado e gostaria de fazer uma viagem na Baleia Voadora, sinto lhe informar que isso não será possível. Isso porque a aeronave é exclusiva para transporte de cargas pesadas.

O avião Beluga XL foi projetado para substituir um modelo antigo, que está em operação há mais de 24 anos. Com 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e fuselagem de 8,8 metros de diâmetro, o avião foi construído para transportar peças para a construção de outros aviões.

O avião em formato de baleia

O que mais chama a atenção no Beluga XL é, sem sombra de dúvidas, o seu formato. Além do design especial, o avião ganhou até uma pintura que remete a uma baleia. O nome e formato fazem referência à espécie de cetáceo, chamada beluga ou baleia-branca, natural da região ártica e subártica.

A Baleia voadora foi criada para substituir o A300-600ST, modelo anterior da empresa. Esse já estava em operação há 24 anos. Como o seu antecessor, o Beluga XL foi projetado para transportar componentes de aeronaves entre os locais de produção e as linhas de montagem. Localizadas, geralmente, na Alemanha, França e China.

O design do modelo foi adaptado do avião anterior, mas passou por algumas modificações, para tornar o compartimento de carga um pouco maior. Isso para que mais peças possam ser transportadas de uma vez. A Baleia Voadora é capaz de transportar peças de até 63 metros de comprimento e 8 metros de largura. Além disso, pode suportar cargas de até 51 toneladas.

A parte da frente do avião, que lembra muito o rosto de uma baleia, foi um diferencial da última versão. A escolha do rosto de uma baleia foi feita através de uma votação, realizada pelos próprios funcionários da Airbus. O resultado foi a combinação de uma cabine de piloto rebaixada e amplos compartimento de carga e traseira.

Beluga XL

Por ser baseado e um modelo já existente, o Beluga XL reutilizou vários componentes e equipamentos já existentes. As partes, que não puderam ser usadas novamente, foram desenvolvidas especialmente para essa nova versão.

O nome não poderia ser mais apropriado, tendo em vista que a aeronave conta com o maior espaço para transporte de cargas em aviões, em todo o mundo. O avião tem autonomia de 4 mil quilômetros e está programada para cumprir 11 destinos na Europa. Até 2023, o plano é que mais cinco Beluga XL entrem em operação.

Apesar do formato fofinho que gera um apelo popular, o Beluga XL é destinado apenas ao transporte de carga. Mas quem sabe, alguma empresa aérea não se inspire na Baleia Voadora e desenvolva aviões fofinhos, como esse, para transporte de passageiros.

Bactéria misteriosa está ”comendo” presos vivos

Matéria anterior

Sexy Vegan causa polêmica após compartilhar vídeo perturbador de seu Pit Bull

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.