Curiosidades

Boeing 737 misterioso é achado em campo e ninguém sabe como ele foi parar lá

0

Mesmo que aviões sejam um dos meios mais seguros, acidentes ainda podem acontecer. O Boeing 737 está na ativa desde 1967 e desde então já sofreu, até hoje, 222 acidentes de acordo com informações da Flight Safety Foundation. Desses, 93 (41,89%) tiveram fatalidades.

Contudo, além dos acidentes que essa aeronave sofre, o Boeing 737 também chama atenção por estar em lugares totalmente inusitados, como por exemplo, por toda ilha de Bali. E claro que esses aviões abandonados atraem vários turistas e também levantam muitos questionamentos.

Boeing 737

Mistérios do mundo

De acordo com o Times Now, dentre todos os Boeing 737 abandonados, o mais conhecido está em uma pedreira de calcário perto da movimentada rodovia Raya Nusa Dua Selatan. Segundo as histórias contadas, um empresário bem rico queria transformar a aeronave em um restaurante com uma experiência gastronômica única. Contudo, esse sonho não foi concretizado e o avião acabou abandonado na pedreira.

Por mais que essa seja a história conhecida, as autoridades não confirmam que ela é realmente verdade. Atualmente, o Boeing 737 está atrás de uma cerca e tem sua entrada aberta para que os corajosos e curiosos possam explorar a aeronave.

Mistérios do mundo

Mesmo que um avião no meio “do nada” seja uma coisa intrigante, esse não é o único visto na Indonésia. Existe um outro Boeing 737 do lado de uma filial do Dunkin’ Donuts. A asa dele chega a encostar na parede da loja. Segundo os rumores, sua história também é parecida com a do restaurante. Contudo, em 2018, esse Boeing 737 foi ressuscitado, servindo como um local para eventos. No entanto, atualmente é “somente” um ponto turístico interessante.

Mistérios do mundo

Um terceiro avião está na praia de Nyang-Nyang e se equilibra em um penhasco. O Boeing 737 foi levado até o local em 2021 por Felix Demin, um investidor que tem planos de fazer com que a aeronave se torne uma acomodação turística e um ponto de interesse para os fotógrafos do mundo.

Acidentes

Olhar digital

Essa aeronave é usada há tempos e, infelizmente, sua história tem alguns acidentes, sendo alguns deles bem letais. O primeiro acidente com um Boeing 737 aconteceu no dia 19 de julho de 1970, quando um 737-200 sofreu uma avaria quando deixava o aeroporto internacional da Filadélfia, nos Estados Unidos. Felizmente, nesse acidente não houve mortos.

Já o primeiro acidente com fatalidades aconteceu em dezembro de 1972 quando o avião da United Airlines caiu enquanto tentava pousar no aeroporto de Chicago. Nele, 43 pessoas morreram e 18 sobreviveram. Além desse, tiveram os mais letais de todos. Foram eles:

1° – Lion Air 610 (29 de outubro de 2018)

Esse voo foi operado pela companhia aérea indonésia Lion Air e saía do aeroporto Soekarno-Hatta, na capital Jacarta, para o aeroporto Depati Amir, em Pangkal Pinang.

De acordo com as investigações, o motivo da queda do avião foi o mesmo do voo da Ethiopian Airlines. Uma falha fez com que o MCAS jogasse a ponta da aeronave para baixo e impedisse o controle manual do veículo.

Nesse acidente, os pilotos ficaram 13 minutos no ar tentando recuperar o controle, mas não foi o suficiente. Com isso, as 189 pessoas que estavam a bordo morreram.

2° – Ukrainian International Airlines 752 (8 de janeiro de 2020)

O voo 752 da Ukrainian Airlines caiu depois de decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã, com destino a Kiev, na Ucrânia. Ninguém que estava a bordo sobreviveu, tendo ao todo 176 vítimas.

O avião não teve falha mecânica. O que aconteceu foi que ele foi abatido de forma acidental pela Guarda Revolucionária Iraniana com uso de míssil antiaéreo.

3° – Air India Express 812 (22 de maio de 2010)

Nesse caso, o Boeing 737-800 operado pela Air India saiu de Dubai e colidiu com uma cerca quando pousou no aeroporto internacional de Mangalore. Com isso, 158 passageiros, dentre eles seis tripulantes, morreram e oito sobreviveram.

O acidente foi causado por um erro do piloto durante o procedimento de pouso. No caso, o avião teria se aproximado da pista muito rápido.

4° – Ethiopian Airlines 302 (10 de março de 2019)

O acidente aconteceu com o Boeing 737 MAX que saia de Adis Abeba, capital da Etiópia, em direção a Nairóbi, no Quênia. Depois de seis minutos no ar ele caiu. Esse foi o pior acidente da história aeroespacial da Etiópia. Na época do acidente, o avião tinha somente quatro meses de uso.

As 157 pessoas que estavam na aeronave morreram. Até os dias de hoje a causa do acidente ainda está sendo investigada.

5° – Gol 1907 (29 de setembro de 2006)

Esse foi o segundo pior acidente aéreo da história do Brasil. Nele, um Boeing 737-800, com 154 pessoas a bordo, caiu após colidir no ar com um Embraer Legacy 600. Depois da colisão, o Legacy conseguiu pousar com segurança em uma base aérea da Aeronáutica, mas o avião da Gol caiu em uma área de mata fechada, na Serra do Cachimbo, no Pará.

Como resultado, as 154 pessoas que estavam a bordo acabaram morrendo. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o acidente aconteceu por conta de erros cometidos tanto pelos controladores de tráfego aéreo quanto pelos pilotos do Legacy. Mas para o NTSB, a culpa foi total do controle de tráfego.

Fonte: Mistérios do mundo,Olhar digital

Imagens: Mistérios do mundo, Olhar digital

Irlanda pode pagar mais de R$ 423 mil para quem for morar em uma de suas ilhas

Artigo anterior

Veículo aquático que levava turistas para ver o Titanic desaparece

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido