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Café da manhã: a importância da primeira refeição do dia

Café da manhã: a importância da primeira refeição do dia
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Costuma-se dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No entanto, de onde surgiu essa afirmação? Segundo Danusa Yanes, nutricionista da Clinipam, a primeira refeição do dia é essencial. Isso porque ela repõe as taxas de glicose e vitamina C que abaixam durante o sono. A profissional também pontua que a glicose é o principal combustível do nosso organismo. Logo, um bom desjejum ajuda o corpo a preparar-se para a rotina que está por vir.

Sendo assim, o famoso hábito de comer ou “beliscar” qualquer coisa antes de sair de casa deve ser repensado. A praticidade mediante a correria é compreensível, mas quando se coloca a saúde na balança, não custa nada levantar um pouco mais cedo e preparar um café da manhã reforçado. Só para ilustrar, o cardápio ideal inclui frutas, ovos, fibras e pães integrais, afinal, a farinha branca não é bem quista pelos nutricionistas.

“Nosso corpo funciona por meio de reações químicas e elas só vão acontecer de forma satisfatória se consumirmos os nutrientes necessários. A fruta é indispensável, porque o corpo não armazena vitamina C e algumas vitaminas do complexo B. Elas vêm de alimentos crus. Quem não tem fome neste horário pode incluir as frutas na forma de sucos batidos com leite ou água e uma fibra, preferencialmente sem açúcar”, pontua Yanes.

Por que investir em proteínas?

Enquanto o açúcar é um vilão para a saúde e totalmente preterido pelos profissionais da nutrição, as proteínas são muito queridas na composição de um café da manhã reforçado. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Yale e de Missouri-Columbia, o consumo de proteínas na primeira parte do dia ajuda na redução do apetite até a hora do almoço.

Como resultado disso, a Sociedade Americana para a Nutrição Experimental na Biologia apresentou o cardápio que inclui ovos como referência no café da manhã. A nutricionista da Clinipam, por sua vez, sugere o consumo de ovos em forma de panqueca, omelete, crepioca ou mexidos.

“As pessoas associam a ato de comer somente com matar a fome ou ter prazer. Isso é importante, mas é preciso adicionar a nutrição a esta equação”, ressalta a profissional. Ademais, Yanes ainda alertou que acordar sem fome é um mal sinal, pois significa que a alimentação à noite foi pesada, rica em gorduras e pobre em nutrientes.

“Há quem sinta náuseas pela manhã. São pessoas que não conseguem se alimentar logo cedo. Isso é preocupante, pois revela um costume de maus hábitos alimentares. Nestes casos, recomendo uma mudança de hábito, que pode começar com a ingestão de um suco natural com fibra, como um suco verde, ao acordar, e muita água ao longo do dia. À medida em que o organismo se acostuma, o café da manhã passa a ocupar seu verdadeiro papel na saúde: o de garantir mais energia e disposição”, afirma a nutricionista.

Café da manhã dos campeões

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Embora o jejum intermitente esteja em alta, os profissionais contraindicam a prática durante o período matinal. Ao contrário do que se imagina, o hábito resulta em improdutividade biológica e pode resultar em irritação, indisposição e mau hálito. Por isso, no café da manhã recomenda-se alimentos nutritivos, saborosos e de fácil preparo.

Algumas sugestões da profissional entrevistada pelo G1 foram: suco verde, vitamina com fibras, pastinha de ovo e patê de ricota temperado. Ainda assim, recomenda-se a visita a um nutricionista, afinal, ele será capaz de criar um plano alimentar compatível com sua rotina e necessidades nutricionais.

Dito isso, vale citar o famoso provérbio inglês “tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um miserável” e lembrar que o desjejum deve ser completo e rico em proteínas, mas a noite é preferível evitar refeições pesadas.

Fonte: G1

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