Notícias

Cavalo é filmado dentro de ônibus em Santa Catarina

0

Um cavalo foi flagrado dentro de um ônibus no trânsito de Criciúma, no sul de Santa Catarina. O registro foi realizado por um morador durante um engarrafamento.

O servidor do Detran e policial militar Atanir Antunes afirmou que o transporte do animal foi feito de forma irregular.

O flagrante aconteceu no final da tarde do dia 11 de setembro, no Centro da cidade. O paisagista e músico Reinaldo Arraes foi quem filmou a cena.

“Estava indo para o pátio correr. Quando estava indo embora, teve um acidente, o trânsito estava bem parado. Fui olhar e vi o cavalo. Falei ‘não pode ser!'”, disse ao G1.

Veja abaixo o registro:

Irregularidades

Foto: Reprodução/ Instagram/ O Tempo

A resolução número 791 de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina as normas para o transporte de animais.

O documento explica que o veículo de transporte de animais vivos é aquele que possua um “equipamento de contenção de carga fixo, reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para o transporte de carga viva”.

Antunes acrescentou que esse tipo de condução só pode ser realizada “em veículo devidamente adaptado para isso. Não pode ser feito em veículo destinado a transporte de passageiro”.

“Está mais do que claro que [o ônibus] é destinado ao transporte de passageiro”, destacou Antunes.

De acordo com o servidor do Detran, pela placa do veículo, ele está cadastrado como ônibus no Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran). “Está totalmente irregular”, resumiu Antunes.

O profissional explicou que para que esse tipo de transporte seja realizado dentro da lei, é necessário registrar o veículo junto ao Detran, informando que é para levar animais vivos.

“Há uma série de exigências, como ter telefone de emergência na parte traseira do veículo e informação de transporte de carga viva”, disse.

Caso similar em Rio Grande do Sul

Foto: GCM/ Divulgação

Um caso parecido aconteceu em Rio Grande do Sul. Um cavalo foi flagrado sendo conduzido dentro de uma Kombi no dia 30 de agosto em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a abordagem aconteceu na Rua Oswaldo Cruz. O veículo era dirigido por um homem.

A GCM acionou a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). Um veterinário avaliou o animal, e, segundo a prefeitura, nenhuma anormalidade na saúde foi constatada.

Os guardas pediram que o proprietário providenciasse um transporte adequado para o cavalo e registrou o caso administrativamente.

Ainda de acordo com a GCM, uma equipe do Sempa visitará o local indicado pelo responsável pelo animal para verificar as condições. Caso ele não cumpra as determinações, será enquadrado por maus-tratos.

Cavalo é resgatado depois de cair dentro de lagoa em Barbacena

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Já em Minas Gerais, um cavalo foi resgatado dentro de uma lagoa na comunidade de Campestre II, em Barbacena. O animal ficou com a maior parte do corpo submerso na lama, por no mínimo cinco horas, no dia 11 de setembro.

Os bombeiros fizeram o resgate do animal, que estava a aproximadamente 1 metro de profundidade. De acordo com o repercutido pelo G1, o animal já estava cansado e sem força para sair do local.

O animal foi retirado com uma toalha e colocado de pé em solo firme logo após os militares fazerem uma rampa na borda da lagoa e entrarem na água para fazer amarrações nas patas do cavalo.

Depois do resgate o animal ficou sob os cuidados do proprietário.

Fonte: G1

Rodrigo Santoro é confirmado em spin-off de Teen Wolf

Artigo anterior

Professor doa 8 reais para ajudar alunos e se emociona ao receber troco

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido