CuriosidadesMundo Animal

Centenas de milhões de pássaros desapareceram da Europa nos últimos 40 anos

0

Em suma, nosso mundo é extremamente diverso e amplo. Há diversidade em tudo, desde os povos, culturas, à fauna e à flora. A prova disso que estamos falando é o reino animal, inclusive é o mais fácil de perceber tudo isso.

Nesse interim, uma das maiores evoluções desde os tempos passados foi a dos pássaros. Esses “donos” do céu conseguem encantar qualquer um com suas cores, tamanhos e voos acrobáticos. Ademais, existem mais de 10 mil espécies de pássaros no mundo. A variedade é imensa, e existem pássaros de todos os tamanhos. Indo do enorme avestruz até o pequeno beija-flor abelha.

Em suma, o relacionamento da humanidade com os pássaros data de dezenas de milhares de anos. Indo desde ajudar os humanos com a caça de peixes, dando um conforto na hora de dormir, até entregando mensagens a longa distância. Além claro de também ser comida.

Estudo

Contudo, um novo estudo concluiu que um em cada seis pássaros desapareceu de forma silenciosa em toda a Europa desde os anos 1980. Essa perda é equivalente a uma perda de até 620 milhões de pássaros individuais nos últimos 40 anos.

“O que é preocupante é que está acontecendo quase despercebido, invisivelmente, silenciosamente no fundo”, disse Richard Gregory, da Sociedade Real para a Proteção das Aves (RSPB).

Os pequenos pardais, por exemplo, caíram pela metade em número desde os anos 1980. Atualmente, existem quase 75 milhões a menos de estorninhos imitando o sons do mundo, tendo uma queda de 60%.

A maior parte desses declínios aconteceu em espécies relacionadas aos ambientes agrícolas e de pastagem. Contudo, ela também está acontecendo nas cidades.

“Os pássaros comuns estão se tornando cada vez menos comuns, em grande parte porque os espaços dos quais dependem estão sendo destruídos pelos humanos. A natureza foi erradicada de nossas terras agrícolas, mar e cidades. Os governos em toda a Europa devem estabelecer metas legalmente obrigatórias para a restauração da natureza, caso contrário, as consequências serão graves, inclusive para a nossa própria espécie”, explicou Anna Staneva, chefe provisória de conservação da BirdLife Europe.

Declínio

Provavelmente, essas causas são variadas e numerosas. Dentre elas, a perda de habitat, o declínio massivo de espécies de insetos, poluição e doenças . Todos eles são contribuintes para a extinção em massa ampla que se está experimentando.

O “menos mal” é que, por enquanto, essa perda está acontecendo com espécies de pássaros abundantes dizimando 25% das espécies comuns e 4% das espécies raras. E por isso essa perda ainda não teve uma extinção como resultado.

Entretanto, “as espécies comuns tendem a contribuir desproporcionalmente mais do que as raras”, alertaram os pesquisadores, liderados pela bióloga conservacionista da RSPB, Fiona Burns.

Para o estudo, Burns e sua equipe usaram informações de dois bancos de dados e levaram em consideração 378 das 445 espécies de pássaros nativos que se reproduzem na Europa.

Pássaros

 

Os estudos anteriores já tinham mostrado esses declínios em toda Europa. Infelizmente essa tendência continuou com uma gama bem mais ampla de espécies.

E todos os estudos apontam “para o fracasso em atingir as metas de biodiversidade existentes. E clamam por mudanças transformadoras em todos os setores da sociedade humana à medida que uma Estrutura Global de Biodiversidade Pós-2020 emergente toma forma”, escreveram os pesquisadores.

“Precisamos de ações transformadoras em toda a sociedade para enfrentar juntos as crises da natureza e do clima. Isso significa aumentar a escala e a ambição de uma agricultura amiga da natureza, proteção de espécies, silvicultura e pesca sustentáveis ​​e uma rápida expansão da rede de áreas protegidas”, concluiu Burns.

Fonte: https://www.sciencealert.com/hundreds-of-millions-of-birds-have-vanished-across-europe-over-the-past-40-years

Esquecer de alguma coisa pode mostrar que sua memória realmente está funcionando

Matéria anterior

10 melhores goleiros dos últimos 10 anos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
Install
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.