Curiosidades

Cientistas ensinaram um peixe dourado a dirigir o seu aquário

0

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos. Eles se caracterizam por ser o grupo mais numeroso e diverso de vertebrados. Segundo um estudo universitário israelense, um peixe dourado é capaz de dirigir.

Os pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev descobriram que o peixe dourado tem habilidades inatas de navegação. Como resultado, elas dão a ele a habilidade de conduzir um veículo robótico na direção de um alvo terrestre se eles receberem uma recompensa alimentar para isso.

Peixe

Conexão Planeta

Para fazer esse experimento fora do comum os pesquisadores colocaram um aquário em um conjunto de rodas motorizadas. Desse modo, um sistema de câmeras registrou os movimentos do peixe na água. Depois disso, ele traduziu esses movimentos em direções de navegação.

Como resultado disso, o aquário se movia na direção em que o peixe colidia contra o vidro. Um vídeo foi divulgado pela universidade, pelo qual é possível observar o peixe “dirigindo” o seu veículo na direção de um alvo visual. Ele foi em direção a uma marca colorida na parede da sala de experimentos.

Experimento

Science Alert

Quando o peixe dirigia o seu aquário até a marca que podia ser vista pelas laterais transparentes do aquário ele recebia uma recompensa na forma de comida.

“Após alguns dias de treinamento, o peixe navegou até o alvo. Além disso, eles foram capazes de fazê-lo mesmo se fossem interrompidos no meio do caminho, ao bater em uma parede. Eles não foram enganados por alvos falsos colocados pelos pesquisadores”, disseram os pesquisadores.

Observações

Esse estudo sugere que “a capacidade de navegação é universal e não específica ao meio ambiente”, disse Shachar Givon, estudante de doutorado no departamento de Ciências da Vida da universidade que trabalhou no experimento.

Fonte: Science Alert

Imagens: Twitter, Science Alert, Conexão Planeta

Como estão 10 musas do BBB atualmente?

Matéria anterior

É possível levar seu peixe para passear?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos