• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A Colônia Roanoke, um dos mistérios que nos intriga até hoje

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      11/07/19 às 16h49

Uma ilha, onde fica o atual estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e que foi chamada de Colônia Roanoke, foi colonizada pelos ingleses em 1584. A região foi ocupada por eles como a primeira tentativa de um assentamento permanente dos ingleses na América do Norte. Porém, diversos problemas rapidamente surgiram devido à má colheita, falta de materiais e por conta da difícil relação com os povos indígenas.

Devido à todas essas dificuldades, um pequeno grupo decidiu voltar para Inglaterra, liderado por John White. Os colonos retornaram ao velho mundo em busca de ajuda da rainha Elizabeth I. Porém, quando White retornou à Roanoke, tudo havia desaparecido. Não sobraram vestígios dos colonos ou dos acampamentos estabelecidos por eles. Assim, surgiu a história da 'colônia perdida' de Roanoke.

A chegada na Ilha de Roanoke

A Rainha Elizabeth I pediu a Walter Raleigh para reunir um pequeno grupo para se estabelecer na Baía de Chesapeake. Isso, como parte do objetivo de explorar e colonizar a América do Norte. Sob o comando de Richard Grenville, a expedição desembarcou em Roanoke, em 1584.

Já nos primeiros dias, Grenville foi responsável pela queima de uma aldeia, o que deu fim à relação amistosa com os nativos da região. Devido às  tensões estabelecidas pela ação de Grenville e à falta de recursos, o primeiro grupo de colonos retornou à Inglaterra. Em 1587, John White foi enviado, junto de um outro grupo de colonos, para se estabelecer na Baía de Chesapeake. Porém, o navio acabou indo parar na Ilha de Roanoke.

Assim como o primeiro grupo, o grupo liderado por White tampem enfrentou uma série de dificuldades. Eles tiveram uma safra pobre, além da falta de materiais para ajudar na produção. As coisas pioraram depois que um indígena assassinou um dos colonos. Por retaliação, White ordenou que um ataque armado fosse contra um grupo indígena de uma tribo próxima.

A tensão entre os nativos e os colonos ingleses aumentou drasticamente. Devido a isso, White retornou à Inglaterra em busca de reforços e em sua partida, ele deixou na Ilha cerca de 117 pessoas. Ao chegar no Velho Mundo, a Inglaterra estava enfrentando uma guerra contra a Espanha. Por isso, poucos eram os recursos que poderiam ser enviados à nova colônia.

A colônia perdida

Quando a guerra finalmente acabou, alguns anos depois da chegada de White na Inglaterra, ele finalmente retornou à Ilha Roanoke, em 1590. Porém, para sua surpresa o acampamento estabelecido estava completamente desértico. Em alguns documentos ele descreveu como encontrou o lugar após seu retorno.

"(...) passamos para o lugar onde eles foram deixados em várias casas, mas encontramos as casas derrubadas, (...) e algumas inscrições no chão em letras maiúsculas que diziam CROATOAN, que foram esculpidos sem nenhum sinal de conflito".

Dessa forma ele concluiu que os colonos ingleses que haviam desaparecido estavam seguros com a tribo Croatoan devido a falta de evidencias que algum conflito pudesse ter acontecido. Entretanto, devido ao mau tempo e os poucos suprimentos, ele nunca navegou para o assentamento Croatoan. White então decidiu voltar para Inglaterra, sem nunca saber o que de fato aconteceu com colônia Roanoke.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+