Curiosidades

Como carregar seu celular de forma certa e mais rápido?

0

Hoje em dia, é quase impossível não andarmos sempre com nosso celular. A sensação de sair de casa sem ele é a mesma que estar sem roupa. A gente sente que tem alguma coisa faltando. É bastante difícil passar um tempo longe de um dispositivo que tem praticamente toda a nossa vida dentro.

Além disso, por mais que estejamos com o nosso celular não estamos livres de enfrentar um problema que pode acontecer com todo mundo: a falta de bateria. Todo mundo sabe o quão ruim é estar na rua e a bateria do celular acabar, sobretudo quando ela parece esgotar justamente quando mais precisamos.

Mas o que muita gente pode não saber é que a maneira com que as pessoas usam o seu celular e a forma de carregá-lo também pode influenciar na vida útil da bateria. Por conta disso, existem algumas dicas sobre como carregar o celular de forma certa e também algumas coisas para não se fazer durante esse processo.

Segundo a Battery University, quando as baterias de lítio chegam perto de acabar, elas começam a puxar uma corrente constante e operam em uma voltagem baixa. Essas coisas são benéficas para a saúde da bateria.

Conforme uma carga maior é adquirida a tensão começa a crescer. Por conta disso, o recomendado é mantê-la em uma faixa abaixo de 100%, mais especificamente entre 80 e 30%. Isso é recomendável para que o processo exija uma tensão menor e prolongue a vida útil da bateria. Então, mostramos aqui algumas coisas para não fazer quando estiver carregando o celular.

1 – Carregar até 100%

Ana Maria Braga

Embora ver o “100%” na bateria do celular dê aquela sensação de satisfação e paz, fazer isso frequentemente não é uma coisa tão boa para as baterias de íon de lítio. Por exemplo, nos celulares mais novos que têm o sistema de carregamento rápido, normalmente, dão um boost no começo do carregamento e depois ficam mais lentos. Existe um motivo para isso.

Segundo a Apple, a recarga mais lenta depois dos 80% é uma questão de longevidade. Tanto que, nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria fica maior do que o limite recomendado.

Por conta disso que recarregar a bateria do celular durante a noite, ou seja, deixar ele carregando a noite toda não é uma coisa saudável ou recomendável de se fazer.

2 – Deixar a bateria zerar

Mobizoo

Assim como deixar a bateria do celular chegar ao 100% não é recomendável, deixá-la chegar ao zero também não é interessante. O ideal é manter a bateria do celular entre 20 e 80% para que a vida útil seja maior.

Muitas pessoas têm medo de fazer recargas pequenas no aparelho com a impressão de que a bateria pode viciar, mas recarregar ao longo do dia, 10% de cada vez, é uma prática aconselhável. Contudo, se essa forma não for prática no dia a dia, o indicado é ficar de olho para quando o aparelho chegar aos 50% de carga para então completá-la.

A Samsung recomenda que se o usuário for ficar bastante tempo sem usar o celular, o bom é manter pelo menos metade da bateria carregada.

3 – Exposição a calor excessivo

UOL

Dentre as recomendações na hora de recarregar o celular, essa pode ser a mais difícil dependendo da profissão da pessoa ou onde ela mora. A exposição ao calor vale tanto para deixar o aparelho pegando sol o dia todo quanto por usar excessivamente o celular.

Não é recomendável que a pessoa passe horas jogando com o celular já com 100% de bateria e ainda ligado na tomada. O que deve ser feito é usar o celular normalmente e, quando precisar, fazer uma nova recarga. Com essa prática, o usuário poupará dinheiro no futuro.

Carregar mais rápido

Mobizoo

Para as pessoas que querem carregar o celular mais rápido a dica é evitar os recursos que forçam o uso do dispositivo durante o processo. Uma dica simples é desligar o aparelho. Mas se isso não for possível, é bom evitar o uso dos dados móveis e ativar o movo avião.

Entretanto, é importante saber que, de qualquer forma, em algum momento, a bateria irá morrer, mas se essas dicas forem seguidas, o usuário não notará isso em até dois anos.

Fonte: Tecnoblog

Imagens: Ana Maria Braga, Mobizoo, UOL

Os documentos que todo pet deve ter

Matéria anterior

Juiz mantém demissão de funcionária que reclamou de empresa no Facebook

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos