Como é feito o refrigerante?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      20/03/15 às 21h04

Refrigerante é uma das bebidas mais consumidas em todo o planeta. Apesar de estar presente no cotidiano de milhares de pessoas, poucas pessoas sabem quais são seus ingredientes.

Aqui na Fatos Desconhecidos você já ficou sabendo como é feita a salsicha que você come no cachorro quente. Agora, você vai descobrir o que está presente no refrigerante que você toma frequentemente.

Princípios básicos

41

O refrigerante é uma bebida não-alcoólica e não fermentada, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbônico. Neste grupo, encontra-se também a água tônica.

Histórico

40

No século XVI, a fabricação e a elaboração dos refrigerantes eram exclusivamente realizadas por farmacêuticos que, devido aos seus conhecimentos de química e medicina, produziam e comercializava como produtos farmacológicos.

O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar, exceto nas versões light e diet que apresentam menor quantidade.

Ingredientes

39

Os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante são: água, concentrados, acidulante, antioxidante, conservante, edulcorante e dióxido de carbono.

Água

38

Primeiramente os fabricantes realizam um tratamento próprio e rigoroso da água a ser utilizada no processo. São realizadas filtragens ou outras operações para garantir a pureza da água. Esta água deve se enquadrar em alguns padrões estabelecidos como: baixa alcalinidade, controle do excesso de sulfatos, cloretos, ferro, cobre e manganês, eliminação de cloro e fenóis, além de possuir padrões microbiológicos adequados.

Açúcar

37

O segundo ingrediente em quantidade com cerca de 11% é o açúcar. Este ingrediente confere o sabor adocicado, encorpa o produto, juntamente com o acidulante, fixa e realça o paladar. A sacarose é o açúcar normalmente usado.

Concentrados

36

Na produção é adicionado um concentrado que dá as características de sabor, cor e aroma. São compostos por extratos, óleos essenciais e destilados de frutas e vegetais. Bebidas com sabor de frutas podem receber uma quantidade de suco natural nesta fase.

Acidulantes

35

Os acidulantes possuem a função de regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e diminuir o pH da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos. Na escolha do acidulante , o fator mais importante é a capacidade de realçar o sabor em questão. Os principais acidulantes usados em refrigerantes são o ácido cítrico, o ácido fosfórico e o ácido tartárico.

Antioxidantes

34

 

Ajudam a preservar o produto. O ácido ascórbico é o mais usado.

Conservantes

33

Os conservantes inibem o desenvolvimento de microorganismos que provocam alterações no sabor e odor. Os principais usados em refrigerantes são os ácidos benzoico e sórbico.

Edulcorantes

32

São usados nas bebidas de baixa caloria para conferir sabor doce em substituição à sacarose.

Dióxido de Carbono (gás carbônico)

31

Tem como objetivo o realce do paladar e dar uma melhor aparência para a bebida. Sua ação refrescante está associada à solubilidade dos gases em líquidos, que diminui com o aumento da temperatura.

Noz de cola

14

A noz-de-cola merece um destaque pois é com ela que é feita o xarope de cola, utilizado para ser ingrediente de refrigerantes de cola. Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a noz-de-cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes é usada cerimonialmente ou dada para convidados.

O fruto (não o refrigerante) têm ação estimulante. Atua como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarreica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, e sobretudo nas perturbações funcionais do coração.

 

 

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+