Como é o caminho que os alimentos percorrem em nosso organismo visto por dentro?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      06/10/15 às 18h26

Você já comeu bastante algum alimento e sentiu a velha e familiar sensação de que a barriga vai explodir? Um almoço de domingo  na casa dos avós é um bom e tradicional exemplo disso.

Saímos tão cheios, depois de uma refeição, da casa de nossos queridos entes que algumas vezes a dúvida é de quantas horas o nosso sistema digestivo levará para processar e digerir toda a comida consumida.

O processo de digestão começa pela boca, passa pelo esôfago e chega até os órgãos como estômago, fígado, pâncreas, fígado e os intestinos para que a digestão seja feita completamente.

E comida é assunto sério e que surpreende a qualquer um. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já preparamos para você uma matéria sobre as 5 comidas que você achava que eram vegetarianas, mas na verdade não são (Clique aqui e confira a matéria).

mastiga

A comida que você ingere chega até o estômago e sofre um processo de trituração até que forme uma pasta, por conta do ácido clorídrico agindo sobre ela. O resultado disso é um bolo alimentar que leva cerca de 30 a 40 minutos para viajar para o intestino delgado.

Em seguida, ele passa pelo duodeno, a bile e o suco pancreático cheio de enzimas que ajudam a quebrar as gorduras, carboidratos, proteínas e partículas menores a serem absorvidas.

foto

As sobras desse processo dão origem às fezes. E a não ser que haja algum obstáculo impedindo a passagem do alimento até o seu estômago, leva cerca de 12 a 14 horas para que ele possa ser digerido.

Só que essa explicação que você recebia em suas aulas de Biologia na escola sempre ficaram meio vagas e sem uma ilustração bacana de como realente é o processo. Quer ver como funciona o processo de digestão dos alimentos dentro do seu corpo?

foto 2

Confira esse vídeo(ele é um pouco nojento, se você tem estômago forte), do National Geographic, onde foi feito o registro do passo a passo de como acontece a digestão dos alimentos que você ingere:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+