História

Como eram feitas as antigas armaduras samurais?

0

No Japão Antigo, os samurais eram, de maneira resumida, guerreiros militares que seguiam um código e serviam a nobreza. Com isso, muito se fala de como seu treinamento era único e como a disciplina era fundamental para se tornar um guerreiro. No entanto, pouco se fala do equipamento que eles usavam e das armaduras samurais, tão fundamentais para a sua proteção em conflitos.

Ainda que, esteticamente, consigamos facilmente reconhecer uma armadura samurai, muitos de nós não sabemos o seu significado para além disso. Até porque, as armaduras samurais eram feitas para serem reconhecidas a grandes de distâncias e já indicavam o clã ao qual aquele samurai pertencia. Dessa forma, hoje, vamos descobrir como eram feitas as antigas armaduras samurais e um pouco do que significa cada um de seus elementos.

Os samurais usavam os melhores equipamentos da época

Como Eram Feitas As Antigas Armaduras Samurais 2 375x500, Fatos Desconhecidos

Primeiro, temos a estrutura da armadura samurai clássica. Chamada de haramaki, o modelo da armadura permaneceu inalterável por vários séculos, uma vez que sua construção fornecia a mobilidade e proteção necessária. Dito isso, o haramaki é feito de placas de couro e metal. Essas placas são sobrepostas e amarradas umas às outras. Também é válido lembrar que, quanto mais alta a patente do guerreiro, mais placas a armadura possui.

No haramaki, o desenho, a cor e o material da renda eram os fatores que identificavam o clã do guerreiro. Em outros casos, essa identificação era feita através de desenhos pintados na armadura. Esses desenhos podiam ser, por exemplo, cristas, flores de cerejeira ou representações de divindades japonesas.

Como Eram Feitas As Antigas Armaduras Samurais 5 600x408, Fatos Desconhecidos

Por fora do haramaki, o samurai utilizava mais uma placa de proteção, o kusazuri, que possui um formato que lembra uma saia. Essa placa o protegia de “golpes baixos” na região abaixo da cintura. Algumas armaduras, como a ō-yoroi, por exemplo, era desenvolvida para arqueiros da cavalaria. Por isso, tinham apenas quatro kusazuri. No entanto, outras armaduras para guerreiros que lutavam corpo-a-corpo com outros inimigos, geralmente possuíam sete kusazuri. Além disso, quanto mais alta a patente, mais kusazuri eram encontrados no haramaki.

Uma armadura levava quase um ano para ser produzida

Como Eram Feitas As Antigas Armaduras Samurais 3 355x500, Fatos Desconhecidos

Enquanto por fora, o haramaki era feito de couro e metal, por dentro, ele possuía uma roupa acolchoada. Essa roupa, além de proporcionar um conforto a mais, também servia para absorver golpes mais agressivos. Com a proteção, havia menos riscos de fraturas ou de um órgão interno ser atingido por ondas de choque.

Como Eram Feitas As Antigas Armaduras Samurais 1 600x400, Fatos Desconhecidos

Na cabeça, os samurais usavam um elmo chamado de kabuto. O kabuto é feito com placas de aço ou couro. Desse modo, eles eram ornamentados com o nome do clã e possuíam uma base que protegia o pescoço do usuário. Em algumas armaduras, a parte da frente do kabuto possuía uma espécie de máscara que era chamada de mengu, que cobria o rosto ou parte dele. Essas máscaras tinham bigodes e até dentes falsos, o que ajudava a deixar o samurai com uma expressão mais intimidadora e misteriosa.

Uma armadura como a ō-yoroi, por exemplo, podia levar até 265 dias para ser construída e pesava cerca de 30 kg. No caso de armaduras de patentes mais elevadas, esse número era ainda maior. Contudo, bem como as espadas, produzir uma armadura samurai era um trabalho que exigia tempo e muita habilidade.

Conheça Gorr, o Carniceiro dos Deuses, personagem de Christian Bale em Thor 4

Matéria anterior

Afinal, o Piu-Piu é macho ou fêmea?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em História

Comentários

Comentários não são permitidos