• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como funciona um transplante de cabeça?

POR Leticia Rocha    EM YouTube      18/03/19 às 13h51

Antigamente, o funcionamento ruim de um órgão poderia levar à morte. Não havia muitas alternativas que pudessem garantir a estabilização do órgão e bom, os recursos naquela época não permitiam um transplante, por exemplo. Felizmente, com o desenvolvimento da ciência, agora é possível substituir alguns órgãos que estão defasados, por assim dizer.

Não apenas órgãos, mas tecidos também podem ser doados para os transplantes. Esses são alguns exemplos do que pode ser transplantando: pulmão, pâncreas, pele, coração, córneas, medula óssea, fígado, rins, tendões. Mas a cada dia novos avanços têm ocorrido e acredite ou não, até mesmo a cabeça pode ser transplantada. Bom, ao menos essa é afirmação de dois cirurgiões que estão motivados em tornar isso real!

Transplante de cabeça

Recentemente, dois cirurgiões declararam que o transplante de cabeça é possível. Sergio Canavero e Xiaoping Ren estão empolgados e motivados a realizar o primeiro transplante de cabeça. No entanto, apesar de afirmarem e trabalharem para isso, não é tão simples assim. Além dos inúmeros estudos que precisam ser realizados para que isso seja possível, há outras questões problemáticas.

Os estudiosos realizaram um transplante usando ratos e foi a partir disso que conseguiram ter uma dimensão mais real sobre as possibilidades de o procedimento ser realizado com humanos. No entanto, o transplante apresentou alguns problemas que podem complicar o procedimento em humanos. Além disso, existe algumas questões externas que precisam ser discutidas, como por exemplo a ética. Assim como todas as outras profissões e áreas da vida, existe um código de ética que deve ser seguido.

Pense conosco, a cabeça doada do transplante seria de uma pessoa morta, que morreu recentemente. Como a família do doador lidaria com a situação? Como seria todo esse processo. E quanto as questões internas, como por exemplo as memórias, elas irão junto? Essas são apenas algumas questões.

Se você quer saber mais sobre como funciona um transplante de cabeça e todos os prós e contras, não deixe de assistir ao vídeo no nossa canal Fatos Desconhecidos!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   msdmanuals  
Imagens elpolitico
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+