Curiosidades

Como identificar um narcisista dissimulado?

0

Saber quem é ou reconhecer um narcisista não é uma coisa muito difícil e a maioria das pessoas consegue. É aquele colega de trabalho que só conta vantagem, o chefe que pega todo o crédito do trabalho da equipe para si, ou aquele conhecido que está sempre mostrando suas conquistas no trabalho e nas redes sociais.

No entanto, será que todos os narcisistas são iguais? Até porque, não são todos que são egoístas e buscam o holofote. Um narcisista também existe em uma versão mais amistosa, no caso, o narcisista dissimulado.

Essas pessoas têm a mesma motivação básica dos narcisistas explícitos, ou seja, elas querem a atenção e o reconhecimento. Contudo, os narcisistas dissimulados acham meios de chamar a atenção de uma maneira mais discreta e despretensiosa. O que quer dizer que eles sabem ser amistosos, mas também sabem sabotar os outros pelos seus próprios interesses.

Justamente por isso, esse tipo de pessoa pode ser bem perigoso no ambiente de trabalho porque os colegas podem ter dificuldade em diferenciar o seu comportamento nocivo. Felizmente, especialistas dizem que existem características comuns que podem identificar quem seja um narcisista dissimulado.

Narcisista dissimulado

BBC

No caso dos narcisistas explícitos, também chamados de narcisistas grandiosos, normalmente, se associa com pessoas que pensam que são o centro do universo. Por isso que no trabalho eles podem ser bastante perigosos, já que manipulam seus colegas para atingirem seus objetivos.

Já os narcisistas dissimulados, também conhecidos como narcisistas vulneráveis, são diferentes. Assim como o outro tipo, eles têm a necessidade de alimentar seu próprio ego a todo custo, mas as formas pelas quais ele faz isso podem ser mais sensíveis.

Nesse ponto, enquanto os narcisistas grandiosos podem não se preocupar em criar problemas para conseguir a atenção que querem, os dissimulados “não se sentem confortáveis com esse comportamento tão marcante”, explicou Julie L. Hall, autora do livro The Narcissist in Your Life (“O narcisista na sua vida”, em tradução livre).

“Os narcisistas do tipo vulnerável tendem a querer ser vistos como ‘gente boa’: basicamente, de bom trato, alegres, agradáveis, generosos, podem ser prestativos, esse tipo de coisa”, afirmou Hall.

Entretanto, o ponto é que eles são calculistas, o que faz seu comportamento ser caracterizado pela “agressividade passiva contínua”, como por exemplo elogios sarcásticos, farpas dissimuladas, insultos disfarçados de humor, alfinetadas sutis ou fofocas pelas costas.

Comportamento

BBC

Esse tipo de narcisista pode ficar quieto e, de forma estratégica, fisgar elogios e reconhecimento. Por exemplo, ele pode dar um presente para alguém visivelmente na frente de outras pessoas para que todos vejam o seu ato de generosidade. Além disso, esse narcisista dissimulado pode triangular as conversas trazendo uma terceira pessoa para colocar um contra o outro e gerar conflitos.

No trabalho, esse tipo de pessoa pode deixar duas pessoas mais à vontade para ir falar mal de alguma delas para um terceiro e jogá-las uma contra a outra. Tudo isso para que ele pareça como funcionário modelo.

Na visão de Hall, esse comportamento é visto por conta de um sentido internalizado de vergonha, que eles compensam tentando fazer com que pareçam superiores. O que faz sentido, visto que, por muitas vezes, os narcisistas dissimulados são inseguros e têm uma baixa autoestima.

Mesmo sabendo que esse tipo de narcisista existe, ainda há muito o que aprender sobre ele no ambiente de trabalho. Isso porque a maior parte das pesquisas se concentra na personalidade narcisista explícita e grandiosa.

Estudo

Musa news

Foi isso que motivou  Chanki Moon, professor de psicologia da Universidade Leeds Beckett, no Reino Unido, junto com Catarina Morais, pesquisadora em educação e psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Ela estuda como o narcisismo dissimulado gera uma incivilidade no ambiente de trabalho.

No estudo feito por eles e publicado em março, eles descobriram que os narcisistas dissimulados são mais propensos a afirmar que eles mesmos foram vítimas de incivilidade no trabalho. No entanto, eles não consideram que o seu próprio comportamento, como por exemplo, difamação e alfinetadas, é indelicado com os outros.

Com isso, Moon e Morais concluíram que, por conta da baixa autoestima e falta de compreensão das normas no local de trabalho, as pessoas com alto grau de narcisismo dissimulado têm uma probabilidade maior em dizer que sofreram grosseria, desrespeito ou descortesia dos colegas no trabalho.

“Os narcisistas vulneráveis podem nos prejudicar de forma mais invisível porque não estamos preparados para lidar com eles”, pontuou Moon.

Como lidar?

BBC

Para descobrir se uma pessoa é um narcisista dissimulado faça a seguinte análise: como ele reage quando acontece algo de bom com você? Como uma promoção, um elogio de um chefe ou até mesmo quando você diz que está tendo um bom dia?

“Ele fica feliz por você? Ele realmente fica feliz por você? Esta é uma forma muito boa de detectar o narcisismo”, ressalta Hall.

Se com essas perguntas você sentir alguma falsidade, ou que a pessoa está registrando aquilo em seu arquivo mental, se afaste. Isso porque definir limites contra qualquer tipo de narcisista é fundamental. E como os dissimulados tendem a manter uma aparência agradável ou inofensiva, é melhor que você peque por excesso de cuidado.

Fonte: BBC

Imagens: Musa news, BBC

Mais de 100 pessoas sofrem com intoxicação na “Chernobyl” do Chile

Matéria anterior

Conheça a cidade da Espanha, onde a água “desafia” a gravidade

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos