Curiosidades

Como surgiu a tradição da noiva usar branco?

0

Apesar de atualmente ser uma tradição em diversos países as noivas casarem de vestidos brancos, antes, por conta da associação ao luto, eram pouco usados. Por isso, há pouco mais de 176 anos o vermelho era a cor mais utilizada para as roupas de casamento. Isso pode ser explicado pelo fato dessa cor simbolizar a paixão e o amor.

Por causa disso, quando a rainha da Escócia e França, Maria Stuart, escolheu um vestido branco, foi criticada por ser inadequada devido à cor da vestimenta. Além disso, quando seu marido morreu, depois de alguns anos, a rainha foi avisada de amaldiçoá-lo, visto que usou roupas de luto durante o casamento.

No entanto, o vestido branco teve um maior apreço quando a rainha da Inglaterra, Vitória, rompeu com as tendências da época e se casou com um traje dessa cor.

Confira abaixo como o vestido branco se tornou tão popular.

Quando começaram a se casar de branco?

Rainha Vitória. (Reprodução)

O vestido branco se tornou sinônimo de pureza há cerca de 100 anos. Mesmo sendo a cor preferida da maioria das noivas, algumas optam por diferentes tons de branco. Entre eles estão marfim, cru, casca de ovo e outros.

Acredita-se que a pioneira na escolha do tom foi a rainha Mary Stuart. No século XVI, ela casou usando um vestido com detalhes em branco como forma de homenagear a sua mãe.

Anos depois, no século XVII, Maria de Médici, Rainha da França, usou um vestido branco durante o seu casamento com Francisco Delfim da França. Porém, o significado da roupa não foi a pureza, mas sim o luto que era simbolizado na França. Essa era sua maneira de expressar os seus sentimentos pelo marido.

Já em 1940, a rainha Vitória se casou com um vestido de noiva branco. O motivo era simples: ela desejava utilizar a sua peça favorita de renda branca nele. Vale lembrar que sua foto vestida de noiva ficou famosa e se tornou um símbolo do que era a moda para se casar.

Por causa disso, as noivas decidiram utilizar um vestido de noiva branco para copiar a exibição de riqueza da rainha. Porém, como naquela época era impossível manter um vestido branco limpo, eles só podiam ser utilizados uma vez. Isso tornou tudo muito caro, fazendo com que só pessoas ricas conseguissem pagar vestidos de noivas brancos.

Quando o vestido de noiva branco se tornou popular?

Princesa Diana (Reprodução)

Na década de 1920, o vestido branco começou a simbolizar pureza e castidade. Depois, durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, os tecidos elegantes se tornaram mais difíceis de encontrar. Com isso, os vestidos branco acabaram sendo substituídos por ternos não brancos.

Naquela época, alguns vestidos de noiva eram feitos de seda adaptadas. Após a guerra, os vestidos de noiva se tornaram mais populares. Os longos, inspirados em Audrey Hepburn, eram considerados os melhores.

Já em 1981, o traje branco se tornou ainda mais popular quando a princesa Diana caminhou ao altar com seu vestido de tafetá de seda marfim e renda.

Como é na cultura oriental?

Reprodução

Quando falamos sobre a tradição do vestido de noiva branco estamos falando principalmente sobre as culturas ocidentais nas Américas e na Europa. Isso porque muitos países orientais consideram essa uma tonalidade infeliz. Por esse motivo, as noivas desses países usam trajes de outras cores.

Na Índia, China, Paquistão e Vietnã, o vermelho é a cor mais popular. Já as noivas de países africanos podem utilizar tons ainda mais brilhantes em seus vestidos.

Fonte: Segredos do Mundo

Apple atinge US$ 3 trilhões em valor de mercado

Matéria anterior

Cientistas encontram artrópode de três metros

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos