Curiosidades

Como uma fábrica de reciclagem de PET funciona?

0

Conforme o tempo passa, a humanidade parece se aproximar mais de um colapso ambiental. Um dos problemas ambientais que mais preocupa é a poluição e suas consequências. Dessas, uma forma que está mais evidente é a poluição do plástico que é descartado na natureza. O PET, politereftalato de etileno, é um tipo de plástico muito usado na fabricação de diversos produtos, como garrafas, embalagens e até alguns tipos de tecido. Ele também é responsável por boa parte da poluição.

Felizmente, o PET pode ser reaproveitado, o que facilita a sua reciclagem e promove um uso contínuo desse material. Caso ele não seja reciclado e acabe sendo descartado na natureza, o PET demora aproximadamente 750 anos para desaparecer por completo. Justamente por todo esse tempo, a reciclagem desse material é tão importante.

Reciclagem

Ypedia

O primeiro passo a se fazer é coletar o PET que foi descartado e evitar que ele acabe indo para o lixo comum. Essa coleta é feita através dos sistemas de coleta, geralmente, feito por empresas especializadas.

Algumas cidades têm seus próprios sistemas de coleta seletiva de lixo, onde as pessoas são orientadas a descartar o lixo orgânico separadamente dos materiais recicláveis, como por exemplo, (papel, vidro, metal e plástico. E nas que não possuem esse tipo de serviço, a alternativa é pedir aos cidadãos que façam essa separação por conta própria e entreguem o lixo reciclável em algum ponto de coleta.

Depois que essa coleta é feita, o lixo é separado por tipo. Por exemplo, as embalagens PET não ficam juntas com outros tipos de plástico. Além disso, elas são divididas entre si conforme sua cor, conteúdo que existiu dentro dela e sua origem.

Processo

Sopa cultural

Quando esse processo termina, as embalagens PET são prensadas e amarradas para diminuir o seu volume e facilitar o transporte. Então, elas são vendidas para as empresas que fazem o trabalho da reciclagem.

Antes de o material ser reutilizado, ele precisa ser preparado. Nesse processo, primeiro as embalagens são colocadas em uma esteira, onde acontece a lavagem. Nela, são retirados os objetos como pedras e tampas soltas. Passado disso, as embalagens vão para a esteira de seleção. Nesse ponto é monitorada a presença de outros materiais, como por exemplo, metais e outros tipos de plástico.

Depois disso, as embalagens PET vão para outra esteira, onde elas são moídas e o material é transformado em flocos. Então, esse plástico moído é retirado e vai para os tanques, onde é feita a separação dos rótulos e tampas. Quando isso acontece, esse material é moído mais uma vez e é transformado em grãos. Por fim, é lavado, secado e colocado em sacolas e fica pronto para ser enviado para a indústria de transformação.

Finalização

Artesanato

A última etapa da reciclagem do PET é a transformação dos grãos. Nessa etapa, eles são moldados para virarem vários produtos. Por exemplo, na indústria têxtil, passam a ser fibras, usadas na fabricação de roupas e de carpetes para carros. Além desse uso, eles podem ser transformados em cordas, fios de costura e até mesmo cerdas de vassouras e escovas.

Esses grãos também podem ser usados para fabricar novas garrafas de plástico, enchimentos de travesseiros, boxes de banheiro, caixas de ovos, caixas de sapatos e embalagens de diversos produtos. Como se isso não bastasse, também é possível extrair do PET reciclado algumas resinas para a produção de tintas.

Claro que o problema com a poluição por plástico não surge do nada. Antes desses resíduos serem descartados em aterros sanitários ou queimados, alguém é pago para produzi-los e ganham dinheiro ao fazer essa poluição. Além do que, ele pode ser visto no mundo inteiro com garrafas plásticas sendo vistas jogadas em praticamente todos os lugares. Felizmente, existe a possibilidade da reciclagem e reutilização do PET. Mas ainda assim, essa iniciativa precisa ser bem maior.

Fonte: UOL

Imagens: Ypedia, Sopa cultural, Artesanato

Como detectaram o naufrágio mais profundo do mundo

Matéria anterior

O dia em que o cadáver de Charles Chaplin foi roubado

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos