Embora Westworld e Game of Thrones lidem com cenários completamente diferentes, ambas narrativas colidem em certas similaridades. Segundo John Atkinson, do Screen Rant, a série de Jonathan Nolan e Lisa Joy apresenta uma personagem cuja jornada é muito parecida com aquela vivida por Danerys Targaryen. Sim, estamos falando de Dolores Abernathy. No entanto, ao contrário do desfecho protagonizado pela Mãe dos Dragões, a anfitriã alcançou uma conclusão repleta de esperança e heroísmo. Enfim, antes de irmos direto ao êxito do enredo de Westworld, é preciso recapitular os equívocos cometidos pela fantasia medieval.

Apesar de ter batido recordes de audiência com sua última temporada, Game of Thrones também foi uma decepção critica e, principalmente, pública. Só para ilustrar, vale lembrar que os fãs chegaram a realizar uma petição para que a oitava temporada da série fosse refeita. Inclusive, uma exigência interessante era que David Benioff e D.B. Weiss, responsáveis pelo projeto, mantivessem distância da mesma. Embora exista uma variedade de coisas que poderiam ter sido executadas de forma diferente, o que mais revoltou os fãs foi a conclusão do arco de Daenerys. Em suma, uma personagem que, desde o começo lutou por emancipação e justiça, se tornou, subitamente a vilã da história. D&D e simpatizantes tendem a defender que sempre houveram sinais sugerindo o destino de Dany. Contudo, cá entre nós, isso é medo de admitir que não souberam desenvolver um roteiro sem os livros de George R. R. Martin como base.

Publicidade
continue a leitura

Enfim, o declínio de Daenerys à insanidade resultou na morte de incontáveis inocentes. Logo, o final de Game of Thrones, além de um tanto quanto amador e incoerente, foi decepcionante. Não esperávamos um "felizes para sempre" em Westeros. Porém, gostaríamos de ter tido uma conclusão compatível com a qualidade apresentada inicialmente. Felizmente, Westworld acertou na narrativa de Dolores.

O êxito de um desfecho satisfatório

Publicidade
continue a leitura

Publicidade
continue a leitura

Assim como dissemos acima, em sua jornada, Dolores compartilha diversas semelhanças com Daenerys. Pra começar, ambas foram introduzidas como personagens usadas e abusadas por outros. Eventualmente, elas tomaram o controle de seus destinos e conseguiram vingança contra aqueles que as ameaçaram. Aliás, na segunda temporada de Westworld, Dolores seguiu um caminho com fervor sanguinário. Logo, muitos espectadores acreditaram que ela se tornaria uma vilã. Por diversas vezes, foi afirmado que a mesma pretendia incendiar o mundo humano, tal qual Daenerys fez com Porto Real. Contudo, numa reviravolta emocionante, foi revelado que Dolores pretendia libertar a humanidade ao invés de destruí-la. Assim como no caso de GOT, alguns foram pegos de surpresa, outros notaram sinais desse heroísmo. No entanto, o mais importante é que, nesse caso, houve uma perfeita subversão do maior erro de Game of Thrones.

Publicado em: 20/05/20 10h02