Mundo Afora

Conheça 5 festas de carnaval incríveis e diferentes espalhadas pelo mundo

0

O carnaval é uma das datas comemorativas mais esperadas pelos brasileiros. A festa no país é conhecida pelo mundo todo por sua música, suas cores e pelos majestosos desfiles das escolas de samba.

Mas o festejo não é exclusivo do Brasil. Outros países também comemoram o carnaval, mas de uma maneira um pouco diferente. Veja como é a festa do carnaval em diferentes países:

1. Guerra de merengue

A festa existe há mais de 250 anos e reúne milhares de pessoas. A diferença dela com outros carnavais é que as pessoas comemoram de um jeito inusitado, com uma guerra de merengue nas ruas, conhecida como”La Merengada”. Já na quarta-feira de cinzas chega o Rei Carnestolendas, o rei do carnaval com o seu secretário, que lê seu testamento. Tudo não passa de uma sátira política. Também há o “El Moixó Foguer”, que é uma pessoa, que nunca se sabe quem é, que passeia nua, coberta de mel e penas, a pessoa é levada dentro de uma caixa com os foliões acompanhando.

2. Papagaio Ravachol

galícia
Em 2013 completaram 10o anos que o papagaio Ravachol morreu. Curiosamente a história do carnaval de Pontevedra nasce com a morte de um papagaio, que existiu realmente lá por volta de 1900. Reza a lenda que a ave e encantava todos com seu palavreado e irreverência. Até que bateu as botas de tanto comer, bem na época de Carnaval. Isto comoveu a localidade que organizaram um velório e um enterro, que se repete ano após ano em Pontevedra.

3. Espantalho

aragon
O carnaval de Bielsa, em Aragón, é um dos mais antigos de toda a Espanha. A festa gira em torno de um vilão, Cornelio Zorrilla, um grande espantalho que simboliza todos os males e é queimado em frente à prefeitura.
Homens se vestem com fantasias bizarras e saem pelas ruas assustando as crianças. Já as mulheres se vestem como madames com roupas brancas.

4. A floresta que anda

floresta

Não é apenas a Espanha que tem festejos de carnal diferentes, a Itália também. Em Satriano de Lucania, uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes, os foliões se vestem de árvore para comemorar o Carnaval.

No domingo de Carnaval os “rumit” andam pelas ruas das cidade em silêncio e vestindo ramos de plantas, eles batem às portas das casas oferecendo bons presságios para a próxima primavera em troca de doações de alimentos como cebola, batata, salame, ou pequenas quantidades de dinheiro. Curioso, não?

5. Tá pegando fogo

fogo

A cidade de Offida, na região de Marche na Itália, atraia muita gente para participar da sua festa. Durante os dias de carnaval os foliões andam pelas ruas vestidos com o “guazzarò”, um traje típico que até o início do século XVIII era usado por trabalhadores rurais.

Uma das principais atrações é o “Lu Bov Fint”, que acontece sempre na sexta-feira de Carnaval. Um boi de mentira, feito com madeira e ferro, é coberto com um pano branco é carregado pelas ruas do centro histórico até chegar à praça principal, onde a multidão comemora.

Mas é na terça-feira que acontece um festejo mais inusitado, uma procissão formada por pessoas que carregam nas costas feixes de cana e palha em chama simula uma serpente de fogo. A procissão é também marcada por gritos e danças selvagens.

10 segredos incríveis que o seu gato esconde de você

Matéria anterior

Qual é a doença mais dolorosa do mundo?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Mundo Afora

Você também pode gostar