6 mudanças na sua rotina que vão te fazer viver mais

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      29/07/15 às 15h08

A maioria das pessoas, principalmente aquelas que vivem em grandes cidades, levam uma rotina que pode ser considerada um verdadeiro caos: sem tempo para nada, correria, estresse em todo lugar e mais uma série de coisas que fazem com que o indivíduo fique totalmente exausto no fim do dia.

Bem, uma coisa é certa: não dá pra fugir das obrigações. Elas estão ali o tempo todo, nos obrigando a fazer milagres com nosso tempo. Entretanto, essa correria doida pode prejudicar sua qualidade de vida interferindo diretamente em sua saúde. O que fazer então?

O Ultra Curioso fez uma lista com algumas coisinhas que você pode fazer na rotina e que, definitivamente, vão frear seu estresse e te fazer viver bem mais e melhor. Conheça 6 mudanças na sua rotina que vão te fazer viver mais, e surpreenda-se como algumas coisas simples podem fazer toda a diferença.

1. Dê uma maneirada no refrigerante

refrigerante

Muita gente adora e toma todo dia. Pois é, mas o refrigerante pode ser um verdadeiro vilão contra a boa qualidade de vida.

Está relacionado com telômeros, as estruturas que estão ligadas ao envelhecimento e  ficam no extremo de cada cromossomo. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia acompanhou 5 mil voluntários, que tinham de 20 a 65 anos, para checar as consequências de incluir o líquido gasoso no cotidiano. O resultado: 340 ml, todos os dias, já eram suficientes para impactar os telômeros - e os efeitos negativos no corpo eram semelhantes ao do tabagismo.

2. Coma amendoim

Jeito-certo-de-consumir-amendoim

Segundo alguns estudiosos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, o consumo de oleaginosas, a família que inclui o amendoim, reduz o risco de morrer de causas como problemas cardíacos. Daí que, como o amendoim é um item mais acessível, a recomendação é comer até quatro porções por semana. Como indica também a American Heart Association, o ideal é optar pela versão sem sal.

3. Não exagere na corrida

Woman Running in City

Pois é, aquela famosa "corridinha" pela manhã, por exemplo, pode ser até perigosa se não for realizada da forma correta.

Exagerar na intensidade pode causar mais mal do que bem. Isso foi constatado por pesquisadores do Hospital Frederiksberg, na Dinamarca,  após 12 anos de investigação. Eles viram que a mortalidade entre pessoas sedentárias não diferia muito daqueles que ficavam muito esbaforidos depois da atividade física. Portanto, não exagere na dose: reconheça os limites e não transforme essa prática em algo extenuante.

4. Aceita um chá?

mulher-bebendo-cha

Além de ser saboroso e te esquentar no frio, o chá pode ser considerado um aliado poderoso na luta pela boa qualidade de vida.

A Sociedade Europeia de Cardiologia recomenda tomar de 3 a 4 xícaras de chá por dia. Isso devido a constatação de uma redução de 24% na mortalidade não-relacionada a problemas cardíacos quando os sujeitos consumiam chá.

5. Tome sol

sol

Não precisa ter medo do sol, ele é seu amigo! 15 minutos de luz natural são suficientes para melhorar os índices de vitamina D e diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. A substância ainda beneficia o cérebro e ajuda na absorção do cálcio, o que fortalece os ossos.

Mas saiba em que horas do dia tomar sol. É indicado pela manhã, e nunca entre 11h e 14h.

6. Movimente-se

Cães-preguiçosos05

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ficar esparramado no sofá o tempo inteiro: pare!

Os cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, analisaram 60 voluntários e perceberam que, quanto mais tempo os voluntários passavam sentados, mais os telômeros (aquelas substâncias ligadas ao envelhecimento) deles encurtavam. Que tal ler esse texto e depois esticar um pouco as pernas?

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+