Curiosidades

Conheça a musica que durará 639 anos

0

O dia 05 de setembro de 2020 foi muito especial para quem gosta de música experimental. Isso porque nessa data houve a 15ª mudança de acordes da música mais longa da história, a “As Slow Possible”. Incrivelmente ela está sendo tocada desde 2001 e o seu término está marcado para o ano 2640. Outra mudança no acorde aconteceu esse ano, no dia 02 de fevereiro de 2022.

Se você já reclamou do tamanho de “Faroeste Caboclo”, da banda brasileira Legião Urbana, está na hora de pensar um pouco mais sobre o que é música grande. Mas além dessa, temos outros registros de músicas longas, como a ópera do Wagner, que tem a duração entre duas e três horas.

Só que, como ficou bem claro, nenhum delas chega perto da música mais longa da história. Inclusive se começarmos a ouvi-la hoje, não conseguiremos chegar nem a um quarto dela. Impossível para qualquer ser humano. Você gostaria de ouvi-la?

A música mais longa do mundo

Você já se imaginou ouvindo a mesma música por anos? E como uma poderia ser tocada por vários séculos? O compositor John Cage pensou sobre isso, então criou “As Slow Possible” (tão lento quanto possível, traduzido de forma livre). Essa é simplesmente a maior música de todos os tempos. A princípio, foi criada para durar 639 anos. A versão original dessa canção foi criada para ser uma peça de piano. E por incrível que pareça, ela duraria apenas 20 minutos.

A obra começou em 2001 e está até hoje sendo executada. Como falamos anteriormente, a promessa é de que a música dure 639 anos. É possível ouvi-la em uma igreja que fica em Halberstadt, na Alemanha. Os organizadores querem que a música dure esse tempo e que nenhuma outra consiga bater a sua extensão.

Quem não tinha conhecimento da existência da música já perdeu 2 décadas dela. No entanto, não precisa sofrer, ainda tem mais 6 séculos aí pela frente, é tempo de sobra para acompanhar nem que seja um pequeno trecho dela. Para se ter uma ideia, as primeiras notas da músicas duraram 18 meses inteiros. Aí já podemos medir sua extensão.

Até hoje muitas pessoas tentam entender como um compositor poderia pensar em algo assim. Somente John Cage seria capaz de ter uma ideia tão mirabolante assim. Embora tenha falecido em 2001, John deixou a obra pronta para ser executada em 2001.

A cidade escolhida e um trecho da obra

A cidade escolhida por ele, para que a música fosse tocada, é Halberstadt, que fica na Alemanha. Ela ficou muito famosa por seus órgãos antigos. Sendo assim, foi decidido que a música de 20 minutos se tornaria essa canção centenária de hoje.

Esse é um pequeno trecho da canção, visto que seria algo impossível colocá-la completa aqui. Pelo menos antes do ano 2640, que é quando ela chegará ao fim. Muitos músicos ao redor do mundo e de diferentes estilos ficam realmente intrigados com a canção de John, visto que todos gostariam de vê-la finalizada. É compreensível que os amantes da música experimental fiquem frustrados, mas não há nada o que fazer de fato.

Fonte: Música para Curiosos.

Por que os casais começam a ficar “iguais” com o tempo?

Artigo anterior

536, o pior ano da história para estar vivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido