Curiosidades

Conheça a planta que pode te matar com um simples toque

0

A natureza é realmente uma coisa incrível e capaz de nos surpreender diariamente. Embora o ser humano já conheça coisas demais sobre o mundo que habitamos, ainda não sabemos a metade. Uma prova disso são os animais. Estima-se que haja mais de 5 milhões de espécies no mundo todo, mas só são catalogadas, até o momento, pouco mais de 900 mil. Ainda há muito o que descobrir e estudar. Assim é com as plantas. Existem milhões de espécies e algumas são neutras, outras trazem vários benefícios e algumas podem até mesmo te matar com um simples toque. Há uma planta em especial que pode ser mortal para qualquer um.

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Heracleum mantegazzianum. Isso porque essa espécie felizmente não é comum no Brasil. Ainda assim, ela está entre as plantas mais perigosas de todo o mundo. Essa planta é original da região do Cáucaso, uma área localizada na Ásia que comporta países como a Rússia, Azerbaijão, Armênia, Geórgia e Cazaquistão. Mas, ela já foi encontrada em outras áreas. Com o grande avanço das invasões bélicas e travessias oceânicas, a planta acabou sendo levada para a Europa.

Hoje, essa espécie já foi documentada em países da Europa, Austrália e Estados Unidos. Mas, por que ela é tão ameaçadora? Trata-se de uma das plantas mais venenosas de todo o mundo. Sua toxina gera riscos a saúde e até mesmo a vida de um ser humano. Confira conosco.

Fora da zona natural

Assim como os animais, na botânica, cada planta possui o seu próprio habitat natural. Isso quer dizer que cada planta também possui o seu “predador” natural e as limitações biológicas em sua região. Isso quer dizer que, no Cáucaso, por mais que essa espécie ainda seja um problema, ela não consegue tomar toda a região. Enquanto isso, em outras áreas, o mesmo sistema pode não existir. Isso significa que em algumas regiões, a planta pode crescer sem predação.

Na Europa, Estados Unidos e Austrália, por exemplo, não existe um sistema de predação, o que faz com que a planta mortal cresça e se torne uma verdadeira praga. A planta pode até parecer inofensiva, mas esconde riscos extremamente perigosos. Quando entra em contato com a pele humana, as toxinas liberadas por ela, na verdade, podem causar amputação na área e até mesmo a morte.

A planta venenosa

Estudiosos dizem que essa planta é mais perigosa do que as cobras. Se você se esfregar na árvore, em pouco tempo sentira a pele se queimar. Os médicos contam que o simples toque na planta gera o risco de cegueira e, até o momento, nenhum remédio eficaz foi feito para reverter os danos causados pela planta. Segundo especialistas, os sintomas da toxina começam a aparecer após 48 horas do primeiro contato. Não existem remédios que cortem o efeito desse veneno, os médicos apenas lutam contra os sintomas.

Existem alguns casos documentados na Inglaterra do efeito devastador dessa espécie. Nas primeiras horas, o primeiro sintoma são as bolhas na pele. Essas bolhas acabam se rompendo depois de um tempo e o aspecto que fica é de queimadura. De acordo com as descobertas já feitas, a toxina da planta causa principalmente a incapacidade da pele de se proteger do sol. Por esse motivo, a vítima pode não perceber a exposição logo de cara e levam algumas horas para que os sintomas comecem a aparecer.

Algumas pessoas já relataram que as dores são excruciantes. Os tratamentos, como falamos antes, agem apenas no sentido de controlar os sintomas e aliviar a dor. Os estudos continuam e o problema com essa planta só cresce no Reino Unido, onde os acidentes se tornam cada vez mais comuns.

E aí, o que você achou dessa matéria?

China aumentou sua liderança em inovação e ultrapassou os EUA

Artigo anterior

Crianças e adolescentes estarão em risco se forem os últimos a receberem vacina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido