Curiosidades

Conheça as estranhas bonecas robôs que trabalham em um café no Japão

0

Pesquisadores no Japão desenvolveram “três irmãs robôs” com aparência similar à de anime para atender ao público em uma cafeteria em Tóquio. 

O projeto, batizado de MaSiro (Maid Apprentice Substantiating Ideal RObot ou “aprendiz de criada demonstrando o robô ideal”, em tradução livre), consiste em três humanoides vestidas de criadas que interagem com o público trabalhando como garçonetes.

A ação é patrocinada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

Reconhecimento facial e aquecedor embutido

Com aparência que pode ser considerada um pouco assustadora, as bonecas robôs se chamam MaSiRo, Ciro e Ciya. A líder do trio, MaSiro, reconhece rostos através de uma câmera instalada na cabeça e move o pescoço para acenar para os clientes. A mão direita da humanoide tem um aquecedor embutido para aquecer as mãos dos clientes e conduzi-los até suas mesas.

As três robôs se movem por meio de rodas no lugar das pernas. Além disso, sensores mapeiam o ambiente para garantir que não aconteçam acidentes.

Até o momento, somente MaSiRo é responsável por atender os clientes e receber seus pedidos (através de QR Code). As outras duas garçonetes-robô (que têm câmeras nas orelhas) trabalham para divertir os frequentadores do café que esperam as refeições ficarem prontas.

De acordo com os criadores do projeto, as robôs irão trabalhar no café de modo experimental por um tempo limitado. A expectativa é que a equipe fabrique, no futuro, humanoides similares para trabalharem na casa dos consumidores.

Esfregões robôs são novidades na pré-temporada da NBA no Japão

Foto: Reprodução/ Sporting News Japão

Já no dia 04 de outubro, robôs japoneses chamaram a atenção ao serem vistos em forma de esfregões durante a pré-temporada de NBA.

Vale lembrar que tradicionalmente, meninos e meninas entravam com um esfregão na quadra, quando um jogador caía no chão ou no intervalo, para limpar o suor e impedir um acidente mais grave. No entanto, no Japão, essa “mão de obra” foi substituída por robôs, que fazem o trabalho sozinhos.

Lojas de conveniência no Japão passam a contratar robôs como estoquistas

Foto: Divulgação/ Telexistence

Já anteriormente, no mês de agosto, a rede de lojas de conveniência FamilyMart anunciou novas contratações para os estabelecimentos da empresa no Japão. No entanto, a grande novidade é que nenhum dos novos funcionários são humanos, e sim robôs.

A falta de mão de obra no país levou às lojas a criarem alternativas. Aproximadamente 300 unidades da FamilyMart receberam robôs equipados com inteligência artificial, que fazem a reposição de bebidas nas geladeiras.

Confira no vídeo abaixo como é a rotina de trabalho dos braços robóticos equipados para o trabalho nas lojas de conveniência:

A tecnologia usada pelos robôs é nomeada como TX SCARA (Braço robótico de montagem de conformidade seletiva, na tradução livre). Cada braço da máquina pode substituir até três horas de trabalho realizadas por um humano em um dia.

De acordo com informações da Japan Times, os robôs podem trabalhar até 98% do tempo sem nenhuma ajuda humana.

No entanto, para isso a rede de lojas pagará um valor mensal para a empresa dona da tecnologia dos robôs, a Telexistence, para manutenção e suporte dos novos empregados.

“O declínio da população trabalhadora do Japão é uma das principais questões de gestão para a FamilyMart continuar com as operações estáveis ​​das lojas”, afirma Tomohiro Kano, gerente geral da rede. “O tempo recém-criado [para os empregados humanos] pode ser realocado para atendimento ao cliente e aprimoramento do chão de fábrica”, acrescenta.

Fonte: History, R7, Globo Esporte

Como os furacões se formam?

Previous article

Como foi a infância de Elon Musk?

Next article

Comments

Comments are closed.